Topo

Pedido de ajuda que viralizou no TikTok salva jovem de sequestro nos EUA

Sinal feito com as mãos é alerta contra violência doméstica - Reprodução/Globalcitizen
Sinal feito com as mãos é alerta contra violência doméstica Imagem: Reprodução/Globalcitizen

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

25/11/2021 20h10Atualizada em 26/11/2021 11h50

Uma adolescente de 16 anos que era mantida em cárcere privado por um homem de 61 foi resgatada pela polícia dos Estados Unidos após fazer sinais com a mão para um motorista indicando estar em perigo. O sinal feito pela garota é usado por mulheres para pedir socorro em situações de violência doméstica e já havia viralizado no TikTok — a hashtag signalforhelp (sinal para ajuda, em tradução livre) já soma 28 milhões de visualizações.

O alerta foi criado pela Fundação de Mulheres Canadenses (Canadian Women's Foundation, em inglês) no ano passado, devido ao aumento da violência doméstica durante a pandemia de covid-19. Ele é composto por três gestos com as mãos que indicam "violência em casa", "preciso de ajuda" e "violência doméstica".

Segundo informações da polícia norte-americana, a adolescente, que não teve o nome divulgado, desapareceu no início do mês, na região de Asheville, no estado da Carolina do Norte. O caso ganhou os noticiários do país no início deste mês.

Ela foi localizada dois dias depois quando conseguiu fazer o sinal para um motorista, que percebeu que a garota podia estar em perigo, e acionou a polícia.

Com a descrição da adolescente e do veículo em que ela estava, os policiais conseguiram abordar o veículo Toytota prata no estado de Kentucky. Durante a ação, os policiais constataram que a menina havia sido dada como desaparecida pelos pais dias antes.

preso - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Homem que havia sequestrado adolescente foi preso pela polícia dos Estados Unidos
Imagem: Reprodução/ Facebook

O homem que estava com a adolescente foi identificado como James Herbert Brick. Segundo a polícia, a adolescente, inicialmente, teria acompanhado o homem por vontade própria, já que ele era conhecido dela, mas depois passou a ser ameaçada por ele.

James foi preso em flagrante por sequestro e posse de material indicando abuso de menor, já que no celular dele foi encontrada uma foto de outra adolescente "em contexto sexual".

A adolescente encontrada foi levada para casa e devolvida à família.

Conheça o sinal e veja como usá-lo:

Levante a mão;
Vire a palma para a outra pessoa;
Encoste o polegar na palma da mão;
Dobre os demais dedos sobre o polegar.