Topo

Nasa mostra 1º pôr do sol de Marte capturado pela Perseverance; amplie

Pôr do sol em Marte capturado pela Perseverance - Divulgação/Nasa
Pôr do sol em Marte capturado pela Perseverance Imagem: Divulgação/Nasa

Colaboração para o UOL

23/11/2021 12h46

A sonda Perseverance, da Nasa, tirou no último dia 9 sua primeira foto do pôr do sol em Marte. A imagem, que mostra o astro se escondendo atrás de elevações no planeta vermelho, foi divulgada nas páginas oficias da agência espacial no início desta semana.

Em marte desde fevereiro deste ano, a sonda capturou o momento no 257º dia marciano da missão, com o auxílio de um sistema fotográfico chamado Mastcam-Z. Apesar de essa ter sido a primeira foto do sol se pondo tirada pela Perseverance, o crepúsculo de Marte já foi retratado em outras oportunidades.

De acordo com a NASA, o pôr e o nascer do sol foram registrados no planeta ainda na década de 1970, pelas sondas Viking 1 e 2. Mais tarde, Pathfinder, Phoenix, Spirit, Opportunity e Curiosity fizeram o mesmo, com a qualidade cada vez melhor.

rover - Divulgação/Nasa - Divulgação/Nasa
Vistão do pôr do sol de Marte pelo rover Spirit, em 2005
Imagem: Divulgação/Nasa

Normalmente, o pôr do sol marciano tem uma cor azul característica, que, graças à poeira fina presente na atmosfera, penetra mais facilmente que cores com comprimentos de onda mais longos. A nova imagem, contudo, é um pouco diferente, pois há menos poeira na atmosfera. Com isso, a cor parece mais apagada. A foto foi calibrada e teve o branco balanceado antes de ser divulgada.