Topo

Uber Prioridade: saiba como usar a modalidade de 'fura fila'

Jackson David/Pixabay
Imagem: Jackson David/Pixabay

Simone Machado

Colaboração para Tilt, em São José do Rio Preto (SP)

22/11/2021 10h00

A Uber lançou recentemente a modalidade "Prioridade" para os seus passageiros, onde é possível o usuário "furar a fila" para as corridas, diminuindo assim o tempo de espera por um motorista. Na nova modalidade, contudo, é preciso pagar um pouco a mais por essa agilidade no atendimento. Atualmente, o recurso está disponível apenas em algumas cidades brasileiras.

A categoria "Prioridade", segundo a plataforma, tem o objetivo de agilizar o embarque e assim também reduzir o número de reclamações dos usuários. A empresa tem sido alvo constate de críticas devido ao alto número de cancelamento e rejeições de corridas por parte de seus motoristas cadastrados e a demora exacerbada conseguir um embarque.

Quanto mais caro vai custar?

As viagens da categoria "Prioridade" custarão mais caro do que as corridas da modalidade "Uber X". O valor dessa diferença não foi divulgado pela empresa, mas segundo apuração de Tilt gira em torno de 20% a 30%.

Uber prioridade - Divulgação - Divulgação
Uber Prioridade cobra mais dos usuários em troca de 'furar fila' de espera por carro
Imagem: Divulgação

Onde já funciona?

Em fase inicial de operação, a modalidade está disponível apenas para usuários de três cidades brasileiras, sendo elas Campinas (SP), Curitiba (PR) e Belém (PA) — que seriam as que registram maior tempo de espera para o serviço.

Qualquer pessoa pode usar a opção "Prioridade", que aparece automaticamente no aplicativo quando a pessoa faz uma busca de endereço.

A Uber informou ainda que a nova modalidade se trata de uma categoria dinâmica, ou seja, não estará disponível a todo momento, aparecendo apenas em momentos e localidades onde a demanda estiver alta, como no horário de pico e nas regiões centrais dessas cidades.

Como usar a nova categoria

Veja o passo a passo para solicitar um Uber "Prioridade":

  • Abra o app da Uber
  • Selecione opção "Para onde?" e digite o endereço de destino;
  • Em seguida, o aplicativo mostrará as modalidades de carros disponíveis e os valores cobrados pela corrida;
  • Encontre a opção "Prioridade", clique sobre ela e confirme a partida -- vale lembrar que a empresa tem implementado aos poucos o recurso em cidades brasileiras;
  • Pronto! Basta aguardar no local a chegada do motorista.