Topo

Rover Perseverance coleta amostra de pedra esverdeada em Marte; veja

Detalhe da terceira rocha coletada pelo rover Perserverance, em Marte - NASA/JPL-Caltech/ASU
Detalhe da terceira rocha coletada pelo rover Perserverance, em Marte Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU

De Tilt*, em São Paulo

17/11/2021 12h34

O rover Perseverance está em Marte desde o início do ano, e ele tem coletado vários materiais do planeta vermelho para trazer de volta à Terra. Na última, noticiada nesta terça-feira (16), o veículo obteve uma pedra de cor esverdeada de Marte, após perfurar a superfície do planeta, e a colocou em um tubo de titânio para preservá-la.

"Mais um pedaço de Marte para carregar comigo. Minha última amostra é de uma pedra com mineral esverdeado olivina, e há várias ideias da minha equipe de ciência sobre como ela foi parar lá", informa a postagem da Nasa sobre o feito no Twitter, publicada nesta terça-feira (16) — a coleta ocorreu na última segunda-feira (15).

Ainda que a postagem cite o tom esverdeado da pedra coletada, não é possível ter essa ideia apenas ao observar a imagem. Para isso, o rover conta com sensores que auxiliam a ter mais detalhes da rocha, como o fato de ser um mineral olivina.

De acordo com o site Space.com, o mineral olivina é abundante no manto da Terra e é composto de silicato de magnésio e ferro. Ainda que o tuíte tenha citado que há algumas ideias sobre como o material foi parar lá, a Nasa ainda não forneceu detalhes dessas hipóteses.

Esta "rocha esverdeada" é a terceira já coletada pela Perseverance, que chegou ao planeta vermelho em fevereiro deste ano. As outras duas amostras foram obtidas no início de setembro de uma rocha que ficou conhecida como "Rochette".

Uma análise prévia das duas primeiras rochas coletadas sugere que elas provêm de antigos derramamentos de lava. Além disso, as pedras mostram indícios de interação com água.

Imagem da perfuração feita pelo rover Perseverance para obter rocha de Marte - NASA/JPL-Caltech - NASA/JPL-Caltech
Imagem da perfuração feita pelo rover Perseverance para obter rocha de Marte
Imagem: NASA/JPL-Caltech

O objetivo do rover é achar sinais de vida em Marte e obter materiais para trazer de volta à Terra, numa missão prevista para 2031 em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia).

Atualmente, o rover Perserverance tem explorado as dunas de Jezero, uma região de Marte que intriga os cientistas pela diversidade de rochas com muitas camadas.

Segundo o especialista Eric Gibbons, da universidade McGill, do Canadá, estas camadas "guardam informações de condições atuais do ambiente de quando a rocha foi formada, e mudanças na espessura da camada ou expressões indicam uma mudança de ambiente".

Para Gibbons, ao estudar melhor estas camadas, será possível determinar se estas rochas da região onde o rover Persevarance está são as mais antigas de Marte.

Como é a coleta de rocha em Marte

O Perseverance perfura a rocha marciana com uma broca que fica no final de seu braço robótico, de 2,1 m de comprimento. A partir daí, é que ocorreu a etapa de coleta das amostras do solo.

Durante o procedimento, o rover tira fotos do material no tubo, que são analisadas pelos pesquisadores.

Rover (robô sobre rodas) Perseverance, da missão Mars 2020, da Nasa - Divulgação - Divulgação
Rover (robô sobre rodas) Perseverance, da missão Mars 2020, da Nasa
Imagem: Divulgação

*Com informações do site Space.com