Topo

Acabou a luz? Saiba como a ligar a lanterna do seu Android usando a voz

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

14/11/2021 10h53

De repente, acaba a luz e você não está próximo do seu celular. Se você tem um aparelho Android, há uma forma de acionar a lanterna dele via comando de voz e, assim, encontrá-lo para se locomover no espaço.

De forma resumida, basta dizer "Ok, Google, ligar a lanterna". No entanto, é necessário checar antes se o assistente de voz está ativado, e se ele pode funcionar com a tela desligada.

Para ver se o comando "Ok, Google" está ativado no seu celular:

  • Abra o app do Google no seu telefone;
  • Clique em sua imagem de perfil, que fica no lado direito superior e selecione Configurações;
  • Na sequência, selecione Google Assistente;
  • Por fim, entre em Ok Google e Voice Match e ative o recurso Ok Google, caso já não esteja ativado.

Durante a configuração do "Ok, Google", uma das opções é ativar o Voice Match (correspondência de voz, em tradução livre). Na prática, isso permite que você execute comandos de voz no seu celular mesmo quando a tela está desligada, além de ser uma camada para evitar que terceiros dê ordens ao assistente do seu smartphone.

Para checar se o Voice Match está ativado em seu Android:

  • Vá em Configurações > Google > Configurações de Apps do Google;
  • Escolha Pesquisa, Assistente e Voz e Voz, na sequência;
  • Por fim, selecione Voice Match e cheque se o Ok,Google está ativado -- caso não esteja, o sistema deve pedir para você falar "ok, Google" algumas vezes para que o celular reconheça que o comando vem do dono do aparelho.

Importante ressaltar que celulares Android mais antigos não contam com esta funcionalidade, por não contarem com hardware compatível. Para checar se seu smartphone tem o recurso, só conferindo as configurações acima e tentar habilitar - se não rolar, é porque não está disponível mesmo.