Topo

'Voz do Mickey' e narração: Instagram copia efeitos do TikTok; saiba usar

Novos recursos do Instagram parecem copiar o TikTok - Divulgação/Instagram
Novos recursos do Instagram parecem copiar o TikTok Imagem: Divulgação/Instagram

Juliana Stern

Colaboração para Tilt, em São Bernardo do Campo

13/11/2021 12h10

É inegável que o TikTok conquistou jovens de todo o mundo e cada vez mais os criadores migram para a plataforma. Mas o Instagram está claramente correndo atrás do prejuízo e, para isso, o aplicativo da Meta (empresa controladora do Facebook) acaba de introduzir dois novos recursos que são uma febre no app rival: narração automática de textos e efeitos de voz.

O recurso de narração permite incluir uma leitura automatizada do texto digitado em seus vídeos. A dublagem é feita por uma voz robótica, no estilo das que costumamos ouvir no Google Tradutor. Por enquanto, há duas opções de voz neste recurso, uma masculina e uma feminina.

Embora muito popular entre os criadores do TikTok por dar um toque a mais de humor aos vídeos, o mais importante é que a conversão de texto em voz também é um recurso de acessibilidade, principalmente para deficientes visuais.

Para usar o novo recurso nos Reels:

  • Adicione o texto desejado ao seu vídeo, como de costume;
  • Em seguida, toque no balão de texto para acessar o menu e selecione "conversão de texto em voz";
  • Escolha a opção de voz que melhor se encaixa em seu conteúdo.

Voz do Mickey

A outra novidade é a possibilidade de incluir efeitos de voz ao gravar um novo vídeo, permitindo ao criador mudar sua voz como quiser.

Os usuários do Reels podem escolher entre as diversas opções de sons, fazendo com que suas vozes soem como se fossem um gigante ou como se tivessem inalado gás hélio, por exemplo.

Para usar o recurso:

  • Depois de gravar um Reels, toque no ícone de nota musical para abrir o mixer de áudio
  • Toque em "efeitos" para escolher entre as opções disponíveis.

Enquanto o Instagram começa a disponibilizar os novos recursos para seus usuários como uma forma de converter fãs do TikTok para o Reels, o aplicativo rival continua a desenvolver suas ferramentas.

Na semana passada, o TikTok anunciou que terá opções de conversão de texto para fala com vozes de personagens especializadas, incluindo vozes de personagens icônicos da Disney, como Stitch, Chewbacca, Rocket Raccoon e outros.

Além disso, em uma parceria com a Paramount Pictures, o aplicativo introduziu, em outubro, a voz do Ghostface, personagem imortalizado no filme Pânico, como uma das opções para os criadores.