Topo

Após explosão de queixas, Facily se compromete a indenizar clientes

Cena de publicidade da Facily em seu canal no YouTube - Reprodução/ Youtube/ Facily Social Commerce
Cena de publicidade da Facily em seu canal no YouTube Imagem: Reprodução/ Youtube/ Facily Social Commerce

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

13/11/2021 09h50Atualizada em 13/11/2021 10h39

Sem tempo, irmão

  • Facily é um app de compra coletiva; ao reunir muita gente para comprar um item, ele sai por preço menor
  • Desde o início do ano, Procon-SP registrou incremento mensal de reclamações contra o app
  • Clientes reclamam de demora na entrega, não recebimento de produtos e falta de preservação de mercadorias
  • Em acordo com Procon-SP, Facily diz que indenizará clientes e reduzirá reclamações

Somando mais de 150 mil reclamações no Procon-SP neste ano, a Facily (uma plataforma de compras coletivas) se comprometeu com a entidade de defesa do consumidor a reembolsar os clientes que registraram queixas, além de criar mecanismos para facilitar a notificação de problemas em compras. O termo de compromisso entre a startup e o Procon-SP foi assinado na última quinta-feira (11) e divulgado nesta sexta-feira (12).

A Facily consiste em um aplicativo móvel de compra coletiva. Ao juntar muitas pessoas interessadas em um produto, a startup consegue obter itens com preço inferior.

As principais reclamações contra a companhia são a demora da entrega, o não recebimento de produtos, a falta de cuidado com preservação e mercadorias, problemas com atendimento ao cliente e propaganda enganosa.

Na prática, a companhia se comprometeu com o Procon-SP com algumas ações:

  • Indenizar consumidores que reclamaram no órgão ou diretamente para a empresa num prazo de 5 dias;
  • Reduzir o número de reclamações em 80%;
  • Criar um fundo de R$ 250 milhões para reparação de danos ao consumidor e melhoria do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).

Em comunicado enviado a Tilt, a Facily lamentou o ocorrido com os consumidores e, como primeira ação, informou que aumentará ainda mais a visibilidade do ícone de acesso ao canal de atendimento ao cliente do aplicativo.

Segundo o Procon-SP, o termo assinado com a startup estabelece ainda uma multa de R$ 1.000 a cada reclamação registrada para o Fundo Estadual de Defesa de Direitos Difusos da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania - que é destinado a ações voltadas à defesa do consumidor.

"O reconhecimento da empresa de que errou, gerou transtornos aos consumidores e de que irá efetivamente resolver a situação nos motivou a recebê-los. Mas a Facily deverá cumprir todos os pontos estabelecidos no acordo, caso contrário, iremos aplicar a multa prevista pelo Código de Defesa do Consumidor que chega a mais de dez milhões de reais", diz Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, em comunicado de imprensa.

Desde o primeiro semestre deste ano, a Facily passou por um número crescente de reclamações no Procon-SP. Em janeiro, eram 21; enquanto maio e junho houve 2 mil e 9 mil, respectivamente.

A partir de julho, a empresa já somava mais de 10 mil queixas de clientes por mês. Ao todo, o órgão de defesa de consumidor de São Paulo diz que a startup já soma mais de 150 mil reclamações até outubro.