Topo

Internet caiu? Como saber se o problema é a sua conexão e achar outro plano

Veja o que pode fazer quando internet der pane - Freepik
Veja o que pode fazer quando internet der pane Imagem: Freepik

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

08/11/2021 04h00

A primeira reação da maioria das pessoas quando houve a pane global do Facebook, Instagram e WhatsApp, no início de outubro, foi se perguntar: o problema é com a minha internet? Pouco tempo depois dos relatos da instabilidade, o conglomerado do Mark Zuckerberg esclareceu que a falha era deles. Mas se, de fato, o problema é com a conexão, o que se deve fazer?

Abaixo, Tilt listou o que fazer caso você note que o seu celular ou outro dispositivo não está acessando redes sociais, serviços de mensagens e/ou sites.

1. Verifique a velocidade da conexão

A primeira coisa a fazer é medir a velocidade da sua internet. Nós temos um teste para isso:

O teste indica as velocidades de downloads (baixar um arquivo) e uploads (subir um anexo de email, por exemplo), além da latência (o tempo de resposta). Para usar o site, não é preciso ceder nenhum dado pessoal.

Essas informações servem para descobrir, entre outras coisas, se os provedores estão cumprindo a entrega mínima de velocidade.

Mas atenção: mesmo que tenha contratado o plano mais veloz, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) obriga que as operadoras disponibilizem pelo menos 40% da velocidade contratada. Ou seja, se comprou 100 megas, pode ser que tenha em sua casa apenas 40.

Se o problema realmente for a conexão ofertada pela operadora, você pode pesquisar o melhor plano de banda larga ofertado na sua região.

Existem sites de comparação, como o Melhor Plano, Compara Plano e Melhor Escolha, que podem ajudar. Eles reúnem uma base de dados de planos disponíveis e indicam opções personalizadas.

Roteador pode ser problema de conexão - wattanaphob/Getty Images/iStockphoto - wattanaphob/Getty Images/iStockphoto
Roteador pode ser problema de conexão
Imagem: wattanaphob/Getty Images/iStockphoto

Roteador está 'ok'?

Além disso, é bom verificar o roteador. A qualidade da internet é melhor quando os dispositivos estão conectados por cabos de rede. O sinal sem fio pode sofrer interferências das paredes, portas e outros eletrodomésticos da casa.

Vale reiniciar o aparelho e verificar se os aplicativos estão atualizados.

Feito isso, cheque se o roteador está bem posicionado. O ideal é que os aparelhos se "enxerguem", ou seja, não tenham obstáculos entre si que possam afetar a transmissão de dados.

Você está longe?

Também verifique o próprio dispositivo usado para se conectar: celular, tablete, notebook ou desktop. Eles precisam estar sempre com o sistema operacional e as placas de rede atualizados.

Além disso, quanto mais longe do roteador, menor é a velocidade recebida pelo aparelho —caso não use cabeamento direto conectado a eles.

"Os fabricantes fazem uma compensação: quanto mais você se afasta, mais vai diminuindo a velocidade [da internet] para que a bateria do seu dispositivo dure mais", afirma Carlos Ferraz, professor do Centro de Informática da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Cheque problemas com operadoras

É possível ainda entrar em contato com as operadoras para saber se existe algum problema na região onde mora. Os aplicativos oficiais das empresas costumam dizer se o local apresenta instabilidade de sinal de internet. Nesse caso, infelizmente, é só sentar e esperar.

O UOL pode receber uma parcela das vendas de planos de telefonia sugeridos ao final do teste de velocidade.