Topo

Nasa divulga foto feita por telescópio de nebulosa que lembra Godzilla

A nebulosa que se assemelha ao Godzilla está localizada na constelação de Sagitário, na Via Láctea - NASA/ JPL-Caltech
A nebulosa que se assemelha ao Godzilla está localizada na constelação de Sagitário, na Via Láctea Imagem: NASA/ JPL-Caltech

De Tilt, em São Paulo

31/10/2021 05h00Atualizada em 31/10/2021 09h56

Com a proximidade do halloween (o dia das bruxas, nos EUA), celebrado hoje, a Nasa divulgou em suas redes sociais uma fotografia de uma nebulosa parecida com o famoso mostro gigante dos cinemas, o Godzilla. A imagem, em formato animado, mostra os contornos do personagem na "nuvem".

"Assim como as nuvens na Terra, as de gás e poeira no espaço às vezes podem se assemelhar a objetos familiares, ou até mesmo criaturas populares de cinema", explica a agência espacial norte-americana no site do seu JPL (Laboratório de Propulsão a Jato).

Localizada na constelação de Sagitário, que pertence ao hemisfério celestial sul, a nebulosa possui cores intensas que apontam diferentes comprimentos de onda da luz infravermelha, representados pelas cores azul, ciano, verde e vermelho. A captura foi feita pelo Telescópio Espacial Spitzer, aposentado em janeiro de 2020.

foto 1 - Reprodução/ Twitter/ NASA/ JPL-Caltech - Reprodução/ Twitter/ NASA/ JPL-Caltech
Montagem mostra a nebulosa e o contorno que lembraria Godzilla
Imagem: Reprodução/ Twitter/ NASA/ JPL-Caltech

Para ajudar os curiosos, a agência apontou que os pontos brilhantes próximo ao topo da imagem se parecem com os "olhos penetrantes e o focinho alongado" do mostro. Entre as áreas do desenho, está exposta uma região conhecida como W33, localizada a 7.800 anos-luz da Terra (um ano-luz equivale a 9,46 trilhões de quilômetros) — é a região brilhante no canto inferior esquerdo, que representaria a mão direita do Godzilla.

"Eu não estava procurando por monstros. Apenas olhei para uma região do céu que já naveguei muitas vezes antes, mas nunca tinha ampliado. Às vezes, se você apenas cortar uma área diferente isso apresenta algo que você não viu antes. [Nesse caso] Foram os olhos e a boca que rugiram 'Godzilla' para mim", afirmou o astrônomo Robert Hurt, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, responsável por processar a imagem.

Essa percepção de observar imagens ligadas a algo que já viu em objetos tem o nome científico de pareidolia. A principal característica é ver formas humanas ou carinhas em objetos como tomadas, máquina de lavar e até nuvens. Segundo o JPL, outros cientistas já viram inclusive uma aranha, uma cobra e até um cérebro humano nas capturas do Spitzer.

foto 2 - NASA / JPL-Caltech / University of Wisconsin - NASA / JPL-Caltech / University of Wisconsin
Foto da "Nebulosa da Viúva Negra" capturada pelo Telescópio Espacial Spitzer
Imagem: NASA / JPL-Caltech / University of Wisconsin