Topo

Chegou agora? Veja como 'treinar' o algoritmo para o TikTok ter a sua cara

Aaron Weiss/ Unsplash
Imagem: Aaron Weiss/ Unsplash

Cláudio Gabriel

Colaboração para Tilt, no Rio de Janeiro

31/10/2021 04h00

A lógica por trás da exibição de conteúdos (de amigos, conhecidos, empresas) na linha do tempo de redes sociais envolve uma série de algoritmos. Os sistemas com inteligência artificial usam as curtidas, comentários e compartilhamentos de coisas para mostrar o que eles acham que você pode ter mais interesse de acompanhar.

O TikTok é uma plataforma que funciona dentro desse "roteiro". O algoritmo do app de vídeos curtos vai entendendo aos poucos o que o internauta gosta mais. Mas como deixar o app inteligente mais rápido para te mostrar conteúdos que são mais a sua cara? É a nossa dica de hoje.

Como fazer?

Logo nos primeiros usos da rede social, a plataforma foca em mostrar vídeos que estão viralizando, sejam as famosas dancinhas e desafios ou uma produção de comédia. Para "treinar" o algoritmo é preciso estar conectado no app com seu usuário e senha.

1. Encontre vídeos que agradem você

Uma das estratégias é acessar a aba "descobrir" do TikTok, onde vídeos curtos aleatórios surgem para visualização. Por lá, é possível ver um pouco de tudo que está em alta com os criadores, como algum efeito e hashtag virais.

O item fica localizado na parte inferior da tela da entrada, ao lado do botão de download.

2. Faça pesquisas sobre os seus temas de interesse

Outra dica que funciona é fazer tudo de uma maneira mais "manual". Assim, ainda dentro da aba da descoberta, é possível usar a barra de pesquisa —que fica bem em cima da tela, ocupando todo o espaço— para encontrar temas e conteúdos específicos de seu interesse.

Se você gosta de cinema, por exemplo, pode digitar isso nessa aba e o app vai encontrar tudo que está relacionado ao tema.

Da mesma forma, um fã de k-pop pode procurar o termo e se deparar com vários conteúdos do tipo.

3. Interaja nos vídeos que você mais gostou

Quando se clica nos vídeos, é possível salvar alguma coisa dentro dele (como um som) e também curtir. Dessa maneira, o TikTok começa a ter pistas de quais são seus interesses.

O usuário pode explorar ao máximo os vídeos que surgiram, curtindo e salvando, o que vai levando, novamente, o aplicativo entender o tipo de conteúdo que a pessoa gosta.

4. Siga internautas que você gosta

Seguir os criadores de seu interesse também é uma boa iniciativa para criar sua própria identidade no app.

Esse método facilita a busca por vídeos mais ao gosto do usuário. Assim, da próxima vez que você entrar no app, esse tipo de produção logo vai aparecer.

5. Busque vídeos a partir das músicas que você gosta

Outra técnica que também pode dar resultado é ir atrás dos sons de maior interesse.

É importante lembrar que o TikTok é sempre feito da sincronia entre um som qualquer (pode ser música ou a fala de alguém) e um vídeo. Caso você procure algum tipo de canção ou vídeo que tenha gostado, ele também já entende mais um pouco sobre sua personalidade.

6. Curta vídeos de temas variados para ampliar as opções de exibição

Se você ainda não quer deixar apenas poucos tipos de conteúdo vinculados ao seu perfil, curta conteúdos de temas diferentes.

Assim, vai gerar uma diversificação de temas que entrará no "Para Você", a página inicial do TikTok.