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IA de banco vai dizer quando gasto com Netflix está alto demais; entenda

IA ajuda em planejamento financeiro de clientes de banco - Feodora Chiosea/Getty Images/iStockphoto
IA ajuda em planejamento financeiro de clientes de banco Imagem: Feodora Chiosea/Getty Images/iStockphoto

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt, de São Paulo

30/10/2021 04h00

Prometendo dar mais controle aos clientes do banco, o Santander lançou nesta semana uma ferramenta de inteligência artificial que visa ajudar a supervisionar, categorizar e cortar gastos.

Batizado de Gent&On, a tecnologia faz parte do aplicativo móvel do banco e envia notificações personalizadas para os smartphones dos clientes fazendo alertas e consultas sobre movimentações financeiras.

Os avisos vão desde sugestões sobre reconsiderar a assinatura de múltiplos serviços de streaming de vídeo e música, como Netflix, Spotify e Deezer (o que interfere no orçamento dependendo da situação) até notificações sobre alterações no preço de algo que você paga todo mês, como a conta de luz.

Como a tecnologia sabe o quanto se gasta

O banco explica que as notificações são geradas com base no histórico das transações feitas nos últimos 24 meses por cada cliente do Santander, mas a ideia é que a inteligência artificial aprenda e evolua com as novas transações.

"É humanamente impossível checar cada movimentação feita por milhões de correntistas, mas a IA pode fazer isso e detectar desvios de comportamento", explicou Geraldo Rodrigues Neto, diretor de negócios digitais do Santander, em entrevista coletiva.

Por enquanto, o Gent&On parte de uma base de 250 tipos de notificações. Esse número deve crescer à medida que a inteligência artificial aprende os hábitos financeiros dos consumidores.

"O ponto da personalização é criar milhões de variáveis para os clientes", afirmou Flávio Morais, superintendente executivo de estratégia digital do Santander.

Ajuda para quem esquece de pagar conta

Entre as notificações que o banco vai trabalhar na ferramenta estão alertas envolvendo contas pagas sempre no mesmo período. Por exemplo: a IA identifica que, todo dia 5, é efetuado um pagamento de uma conta de provedor de internet.

Portanto, ela pode alertar o cliente de que o dia 5 está chegando, para que ele não se esqueça de fazer o pagamento.

Além disso, se o valor normal sofrer uma variação muito diferente do padrão meses de comparação, a ferramenta chamará a atenção da pessoa para que ela fique de olho na mudança de preço.

O Gent&On também vai identificar quanto o correntista gasta com transporte e comida, por exemplo, e avisará quando a pessoa passar da média de gastos com cada uma dessas categorias.

Há ainda alertas sobre redução de custos com serviços de assinatura concomitantes, como o já mencionado caso dos streamings de música e de vídeo.

Concorrência e privacidade

Dentro dessa tecnologia com inteligência artificial, o Santander diz que também pretende oferecer opções de produtos para atrair potenciais clientes para além da conta bancária.

Nesse processo, o banco pode saber que atividades financeiras você está realizando em outra instituição financeira. Com base nisso, ele tentar melhorar a oferta.

Um exemplo prático é um empréstimo tomado no banco concorrente. A IA conseguiria mostrar ao correntista o quanto ele economizaria nas parcelas de pagamento caso fizesse a portabilidade do seu empréstimo.

Para isso acontecer é preciso que o correntista autorize o Santander as ter acesso a algumas informações bancárias por meio do Open Finance, sistema de compartilhamento de informações entre instituições financeiras, que está sendo implementado atualmente no Brasil pelo Banco Central.

"É pouquíssimo provável que a ferramenta diga para o cliente que ele deve fazer um empréstimo em outro banco", explicou Morais. "Mas, com os dados dele, posso tentar aproximar a minha própria oferta."

Não quer que a IA dê os alertas?

É possível desligá-la no próprio aplicativo do banco, segundo Morais.

E aqui vale uma informação importante: a tecnologia será automaticamente ativada para todos os clientes em processo gradual. Por isso, se não quiser o recurso, lembre-se alterar suas permissões na plataforma.

O Santander informou que o tratamento dos dados será realizado apenas dentro do ambiente próprio da instituição, com acesso restrito e em caráter de sigilo, seguindo as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Quando ela estará disponível?

O Gent&On está sendo lançado gradualmente pelo banco, primeiro para os seus funcionários e, a partir da semana que vem, para os clientes.

Trata-se de um recurso desenvolvido pelo próprio Santander, já em funcionamento em sua operação em outros países, como Reino Unido e Espanha.