Topo

De feijão a estrogonofe, tiktoker ensina a cozinhar usando só sanduicheira

Feijão feito na sanduicheira, encara? - Reprodução
Feijão feito na sanduicheira, encara? Imagem: Reprodução

Priscila Carvalho

Colaboração para o Tilt, no Rio de Janeiro

10/10/2021 04h00

Se você não cozinha por falta de equipamentos ou outras habilidades, a vendedora Ariane Stheff, 27, mostra que é possível criar um prato delicioso mesmo sem uma panela.

A moradora do Vidigal, no Rio de Janeiro, ficou famosa no TikTok depois de ensinar as pessoas a cozinharem com uma sanduicheira. O motivo: ela não tinha fogão e teve que se virar para montar as refeições.

"Eu estava morando em uma casa mobiliada e tinha vendido meus móveis. Mas a dona pediu a casa de volta, tive que sair e fiquei sem móveis", conta.

No primeiro vídeo publicado em seu perfil do TikTok, ela ensina como fazer filé de frango com batatas usando o eletrodoméstico. Ele soma atualmente 5,1 milhões de visualizações.

A ideia era ajudar algumas pessoas que moram sozinhas ou que também não tinham fogão para preparar a comida. Mas para sua surpresa, o vídeo viralizou e já conta com mais de quatro milhões de visualizações.

ariane - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Vendedora Ariane Stheff, 27, viralizou cozinhando com sanduicheira
Imagem: Arquivo pessoal

A postagem também rendeu milhares de seguidores à Ariane.

"Eu tinha 630 seguidores. Postei o vídeo, fui dormir e acordei com nove mil, 20 mil e agora estou com pouco mais de 97 mil", diz.

Mesmo com o grande alcance, ela não achou que a postagem iria bombar. "Quando eu morava na outra casa, postava vídeos de receita no meu Instagram e nunca viralizava", conta.

Ela destaca também que sentia muita vergonha e sempre pensava no que os outros iriam pensar. "Será que estou me expondo demais?", era um de seus pensamentos na época.

Por que uma sanduicheira?

Como estava quase sem nenhum eletrodoméstico e muitas de suas coisas ainda permaneciam guardadas em caixas de mudança, ela decidiu seguir com o improviso para preparar os alimentos.

Ariane conta que não é muito fã de comprar comida e prefere fazer todas as refeições em casa. "Eu gosto muito de cozinhar. É uma terapia", diz.

Mesmo sendo um conteúdo que caiu na graça dos seguidores, ela conta que a postagem rendeu algumas reações um tanto curiosas.

"Começaram a mandar mensagem pedindo meu pix para me ajudar a comprar um fogão. Eu falava: 'calma, gente' e explicava que estava esperando chegar, só por isso estava cozinhando na sanduicheira", conta.

Em contrapartida, ela viu muitas pessoas se identificando com o vídeo e achou que poderia ser uma dica para muitos que estão em uma situação financeira difícil.

Dá para cozinhar até feijão

Um dos vídeos que mais viralizaram na rede social chinesa foi o dela cozinhando feijão. Um desafio, já que ele é um alimento duro e que precisa de panela de pressão ou de muito tempo no fogão para ficar macio.

Porém, Ariane provou que existem outras formas de prepará-lo. A dica é: deixe os grãos algumas horas de molho. Depois, siga com o preparo "normalmente". É possível acrescentar até bacon e linguiça.

@arianestheff1

"Enquanto neu fogão não chega"... fiz FEIJÃO não sanduicheira. fiz também um canal no yotube (ARIANE STHEFF) ##fyyy ##new ##food ##tiktok

? som original - ariane. stheff

"Demorou umas três horas, mas ficou bem gostoso", brinca.

Nessa postagem, as visualizações já chegam a pouco mais de 500 mil.

E para complementar a combinação típica brasileira, Ariane também ensinou a cozinhar arroz na sanduicheira.

O alimento ficou pronto em alguns minutos e, segundo ela, ficou delicioso, igual a um preparado em uma panela convencional. Ela ainda dá dicas de como usar o papel alumínio para colocar o arroz enquanto ele esquenta.

E os pratos não param por aí. A moradora do Rio de Janeiro já cozinhou cachorro quente, berinjela recheada e outros. "Dá para fazer muita coisa", conta.

A inspiração para as ideias diferentes dentro da cozinha também veio de um vídeo, que ela viu na internet, no qual um homem ensinava a fritar um bife no ferro de passar roupa. Segundo a vendedora, ela testou e deu mais que certo.

"Dá até para colocar uma cebolinha em cima", conta rindo.

As aventuras culinárias com aparelhos não tão comuns exigem alguns cuidados, como boa higienização para evitar a contaminação da comida. Além disso, é importante verificar nas especificações técnicas dos produtos se existe alguma contraindicação.

Tiktokers das receitas?

Mesmo com o sucesso repentino, Ariane sabe que, por enquanto, não é possível viver 100% da produção de conteúdo na internet. Mas as primeiras impressões em relação às receitas a inspiraram e trouxeram mais confiança para as próximas postagens.

Dias atrás, a jovem publicou mais um vídeo em que ensina fazer estrogonofe sem usar panela e o conteúdo também viralizou rapidamente. A postagem já soma mais de 1,4 milhões de visualizações.

E as receitas não vão parar de ser publicadas tão cedo. Ariane conta que mesmo com a chegada do fogão, ela vai continuar com as ideias inovadoras e com itens práticos para ajudar as pessoas no dia a dia.

Ela brinca que, além de inovar com uma sanduicheira, também aprendeu a nunca mais vender todos os móveis.