Topo

Tem como resfriar o planeta para salvá-lo? Solução pode estar nas nuvens

Nuvens mais brilhantes capazes de refletir a luz do Sol são a aposta destes cientistas - Getty Images
Nuvens mais brilhantes capazes de refletir a luz do Sol são a aposta destes cientistas Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

10/10/2021 04h00

Cientistas da Universidade de Washington, do Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC), e da Biblioteca Nacional do Noroeste do Pacífico estão animados com uma nova solução para resfriar o planeta e ajudar a combater a mudança climática. Ela consiste na criação de nuvens mais brilhantes capazes de refletir os raios do Sol para manter as águas mais frias. Esse processo ajudaria a impedir o avanço do aquecimento global.

A pesquisa, que faz parte do projeto Marine Cloud Brightening, conta com colaboração internacional aberta de cientistas que estudam a atmosfera. A inspiração para o estudo surgiu a partir do fenômeno de nuvens brilhantes produzidas por emissões de gases poluentes de navios. O resultado é o efeito de resfriamento através de processos naturais da atmosfera.

Como obter nuvens brilhantes

O projeto se baseia no método teórico de geoengenharia conhecido como "clareamento de nuvem marinha", no qual tem o seguinte fundamento: nuvens mais brilhantes refletem mais luz do sol do planeta e de volta ao espaço. Seguindo essa lógica, se aumentar a quantidade de nuvens, seria possível resfriar a Terra.

De acordo com os cientistas, o sistema criado usaria a água do mar para gerar as partículas no céu — uma fonte abundante e gratuita de material inofensivo para o meio ambiente. Grande parte da água seria devolvida ao oceano assim que os testes fossem concluídos.

Outro ponto é que o processo poderia ser conduzido a partir do nível do mar, não dependendo de aeronaves. O que tornaria relativamente baixos ou inexistentes os custos e as emissões de gases que impactam o meio ambiente associadas ao projeto.

O projeto tem uma abordagem em três etapas na qual incluem modelagem de computador, desenvolvimento de tecnologia e atividades experimentais (laboratório ou campo), e análises de dados relacionadas.

A proposta é que cada uma delas seja analisada por profissionais independentes a fim de garantir que a tecnologia não prejudique a atmosfera.

Na primeira fase, os cientistas focarão em desenvolvimento e teste de spray de aerossol. Na segunda, farão experimentos de processo desse aerossol. E, por fim, experimentos de clareamento de nuvem.

Para que possam avançar para a próxima fase, as fases anteriores devem ter tido sucesso.

O Marine Cloud Brightening Project parece ser bem ambicioso e promissor. Porém, vale lembrar que para saber ao certo se um projeto funciona realmente é preciso ser testado. Contudo, parece ser uma maneira eficaz e segura de combate a mudança climática — mas não deverá ser a única.