Topo

Veja 10 curiosidades sobre o primeiro filme da história gravado no espaço

Atriz Yulia Peresild (esquerda), cosmonauta Anton Shkaplerov (meio) e diretor Klim Shipenko (direita) - Roscosmos/Twitter
Atriz Yulia Peresild (esquerda), cosmonauta Anton Shkaplerov (meio) e diretor Klim Shipenko (direita) Imagem: Roscosmos/Twitter

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt, em São Paulo

07/10/2021 15h04

O primeiro filme gravado no espaço já está se tornando realidade. Na terça-feira (5), a atriz Yulia Peresild, 37, e o diretor Klim Shipenko, 35, chegaram à ISS (Estação da Espacial Internacional), a bordo de uma nave Souyz, pilotada pelo cosmonauta Anton Shkaplerov.

A viagem durou seis horas e envolve um ambicioso projeto russo para mostrar os êxitos do país na exploração espacial.

"Fomos pioneiros no espaço e mantemos uma posição de confiança. Missões que ajudam a divulgar nossas conquistas são ótimas para o país", disse Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin.

Confira a seguir curiosidades sobre a iniciativa histórica:

1. Nome do filme

O filme se chama "Challenge" (desafio), em inglês, ou "Vyzov", em russo — a tradução literal do título original seria algo como "a ligação".

2. Enredo "Sessão da Tarde"

Peresild vai interpretar Zhenya, uma cirurgiã que tem de ir às pressas até a Estação Espacial, para tentar salvar a vida de um tripulante. Ele foi atingido por um pedaço de lixo espacial, e precisa ser operado em órbita.

3. Cosmonautas atores

Os três cosmonautas da agência espacial russa Roscosmos que estão a bordo da ISS — Shkaplerov, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov — terão papéis no filme. Novitskiy será o homem que precisa da cirurgia.

4. Tempo fora da Terra

A atriz e o diretor ficarão, pelo menos, até o próximo dia 17 de outubro na ISS, filmando alguns trechos do longa. Eles voltarão ao nosso planeta com Novitskiy, em uma troca de tripulação.

5. Vários dias para poucos minutos de imagens

A meta dos organizadores do filme é conseguir entre 35 e 40 minutos de imagens gravadas aproveitáveis durante esse 12 dias. Cenas adicionais serão filmadas na Terra.

6. Meses de preparação

Para se preparar para o voo e a estadia de quase duas semanas em órbita, os dois civis passaram por um treinamento de quatro meses no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

7. Filme do governo

A emissora russa Channel One, controlada pelo governo, está envolvida na produção do filme. O script foi editado pela própria Roscosmos, que quer mostrar o espaço de uma maneira mais "profissional e artística".

8. Ganhou da Nasa

A agência espacial norte-americana também quer fazer um filme no espaço, estrelando Tom Cruise. O diretor seria Doug Liman, e a logística feita pela SpaceX, de Elon Musk. Mas isto só deve acontecer no ano que vem.

9. Primeiro filme na microgravidade real

Nenhum filme já teve cenas gravadas dentro da Estação Espacial Internacional. O que chegou mais perto foi o Apollo 13, de 1995, em que os trechos na microgravidade foram filmados a bordo do avião KC-135, da Nasa, que simula a sensação de falta de peso.

Um enorme desafio, pois isso dura apenas 25 segundos por parábola de voo (subidas e descidas). Foram necessárias 612 subidas para completar a gravação. Na ISS, isto não será um problema, pois a microgravidade é constante.

10. Casa cheia

Além dos três cosmonautas e dos dois visitantes russos, estão vivendo e trabalhando na ISS: o comandante Thomas Pesquet, francês da ESA (Agência Espacial Europeia); os norte-americanos Mark Vande Hei, Shane Kimbrough e Megan McArthur, da Nasa; e o japonês Aki Hoshide, da Jaxa. O segmento russo, menor, deve estar bem apertado.