Topo

Nasa 'traduz' imagem do centro da Via Láctea em sons; veja o resultado

Nasa traduziu sons do centro da Via Láctea Imagem: Reprodução @nasahubble

Colaboração para Tilt

05/10/2021 10h57Atualizada em 05/10/2021 12h38

Os cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, interpretaram dados de imagens capturadas no centro da Via Láctea e a representaram em sons. O clipe finalizado foi divulgado no Instagram na sexta-feira (1), Dia Internacional da Música, e rendeu comentários elogiosos e mais de 240 mil visualizações.

Segundo a agência, os sons combinam os dados do Telescópio Espacial Hubble, o Telescópio Espacial Spitzer e do Observatório de Chandra X-Ray.

"A luz dos objetos localizados no topo da imagem é mais aguda, enquanto a intensidade da luz controla o volume. Estrelas e fontes compactas são convertidas em notas individuais, enquanto nuvens extensas de gás e poeira produzem um zumbido em evolução. Um crescente acontece no canto inferior direito da imagem - é onde reside o buraco negro supermassivo de 4 milhões de massa solar no centro da galáxia, e onde as nuvens de gás e poeira são as mais brilhantes", explicou a agência.

No post, os seguidores ficaram impressionados com a perfeição da melodia. Muitos comentaram que o som é "divino" e "incrível".

"O som da via láctea <3", escreveu uma seguidora. "Isso é tão lindo. Como eles fazem isso?", comentou outra. Confira:

Sonificação

Esta não é a primeira vez que NASA divulga sons da nossa galáxia. No ano passado, uma transcrição feita pelo mesmo observador, o X Chandra, conseguiu transformar dados de imagens astronômicas em áudio. O processo chamado sonificação utilizou movimentos de corpos celestes da Via Láctea.

A sonificação representa a posição e brilho das fontes de luz no espaço. O processo não é uma reprodução do som proporcionado pela galáxia, mas um mapeamento de instrumentos com dados astronômicos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nasa &apos;traduz&apos; imagem do centro da Via Láctea em sons; veja o resultado - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia