Topo

Covid-19: golpe usa busca por falso certificado de vacina para fazer vítima

Passaporte de vacina na União Europeia - Getty Images/iStockphoto
Passaporte de vacina na União Europeia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Melissa Cruz Cossetti

Colaboração para Tilt, do Rio de Janeiro

29/09/2021 15h44

É crescente o número de tentativas de phishing por meio da venda de certificados falsos de vacinação na internet. O alerta é do FortiGuard Labs, laboratório de pesquisa de ameaças da empresa de segurança digital Fortinet.

Cibercriminosos na dark web (parte "invisível" da internet) estão se beneficiando da procura para invadir sistemas, por meio de links e emails maliciosos, segundo a companhia. Golpes de phishing tem como objetivo roubar dados pessoais ou ser a ponte para a instalação de um malware. Ela funciona como uma isca virtual.

Foi detectado pela Fortinet um spam (mensagens indesejadas) nessa linha que não só oferecia o certificado falso —o que já é uma fraude—, como incluía um suposto registro no banco de dados internacional de vacinas de países como Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Itália e também Reino Unido.

A procura por certificados de vacina não autorizados cresce à medida que mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo se vacinaram, facilitando o caminho para que alguns países introduzissem programas de comprovação de vacinação por meio dos chamados "passaportes da vacina".

FortiGuard Labs/ Fortinet - FortiGuard Labs/ Fortinet - FortiGuard Labs/ Fortinet
Spam passaporte da vacina falso - phishing
Imagem: FortiGuard Labs/ Fortinet

Eles permitem que as pessoas viajem para países com restrições, retornem ao escritório ou participem de eventos públicos em ambientes fechados ou não.

Basicamente, parte da população que se recusa a tomar a vacina tem recorrido aos documentos falsos burlar as novas regras

Como o golpe funciona

Os criminosos solicitam o pagamento de US$ 149,95 em bitcoin (criptomoeda) e mais informações de identificação pessoal, como documentos de ordem sensível (ou seja, que ajudam a identificar indivíduos).

Não se sabe se, além da tentativa de phishing, os criminosos chegam a completar a fraude entregando o passaporte falso de vacinação ou se apenas captam o dinheiro sem entregar o serviço prometido.

FortiGuard Labs/ Fortinet - FortiGuard Labs/ Fortinet - FortiGuard Labs/ Fortinet
phishing passaporte da vacina falso
Imagem: FortiGuard Labs/ Fortinet

Além da venda de falsos certificados de vacinação, o FortiGuard Labs afirma que analisou diversos anúncios na dark web para produtos e serviços que vão desde cartões de vacinas em branco a certificados verificáveis. Ou seja, que funcionariam em caso de uma verificação.

O jeito para não cair em golpes assim você já deve ter percebido: não recorra a sistemas que prometem emitir comprovantes falsos de vacinação.