Topo

WhatsApp testa recurso para personalizar ícone de grupos com emoji; entenda

WhatsApp deve permitir alterações de cor de fundo e adicionar emojis - Wabetainfo
WhatsApp deve permitir alterações de cor de fundo e adicionar emojis Imagem: Wabetainfo

Colaboração para Tilt, em São Paulo

23/09/2021 13h51

Os fãs mais animados do WhatsApp sabem muito bem que a empresa não para de testar recursos novos. Mas uma das novidades que deve chegar em breve para os internautas pode agradar até quem usa o aplicativo de mensagens por obrigação.

Segundo informações do WABetaInfo, site que costuma divulgar testes feitos pela empresa, será possível criar e personalizar ícones na parte de configurações de grupos. A expectativa é que se possa customizar a cor de fundo do ícone, além de adicionar emojis e adesivos.

Quando você cria um grupo hoje, existe a opção de adicionar uma foto para ficar como plano de fundo. Apenas isso.

WhatsApp testa recurso para personalizar ícone dos grupos - Wabetainfo - Wabetainfo
Tela em que a novidade aparece em teste no Android
Imagem: Wabetainfo

Com a novidade, os administradores dos grupos terão mais opções para usar ícones de destaque, o que pode ajudar na organização de que precisa lidar com vários ao mesmo tempo — ou, no mínimo, deixar mais divertido com os emojis.

A nova configuração foi encontrada na versão beta (de testes) do WhatsApp para Android (número 2.21.20.2) na terça-feira (21). No iPhone, a configuração para usuários beta foi liberada uns dias antes.

Saiba mais sobre as novidades do app

Além desse recurso, o WhatsApp, na terça-feira (14), anda trabalhando em mais possíveis mudanças na interface do aplicativo: a barra de navegação, por exemplo, conta com um tom de verde mais vibrante, enquanto os balões de mensagem estão com um verde mais claro do que antes.

Essa alteração começou a aparecer para alguns internautas que usam dispositivos Android. Isso significa que não está disponível ainda para todo mundo.

Outros testes, destacados por Tilt no começo de setembro, prometem ainda oferecer mais praticidade no dia a dia. Confira o que o WhatsApp deve mudar em breve:

  • Recurso que transcreve, de maneira opcional, mensagens de voz. Ou seja, você nem precisará ouvir os podcasts enviados pelos amigos. O aplicativo irá transformar em texto tudo o que conseguir capturar do áudio.
  • Atualização que permitirá fazer buscas a partir de datas dentro das conversas. Hoje, é possível pesquisar por palavras-chave.
  • Responder mensagens usando emojis
  • Funcionalidade para ocultar o "visto por último" de pessoas específicas. A grande evolução é, nesse caso, vai ser possível selecionar quais pessoas não terão acesso a essa informação. Atualmente, essa configuração só pode ser utilizada de maneira geral, omitindo a mensagem de toda a agenda ou de todo mundo.