Topo

Lua da Colheita: Veja imagens do fenômeno que antecede a primavera

Do Tilt, em São Paulo

21/09/2021 10h41Atualizada em 21/09/2021 14h30

A fase da Lua cheia do mês de setembro começou ontem e já rendeu belas imagens. Conhecida no hemisfério norte como Lua da Colheita ("Harvest Moon"), é a Lua cheia mais próxima do equinócio de outono — para nós, ela antecede a primavera —, que acontece na quarta-feira (22), quando haverá a mudança de estação no mundo todo.

É o exato momento em que a luz solar incide igualmente entre os dois hemisférios, alinhada com o Equador, e o Sol avança para o lado sul do firmamento.

De acordo com a tradição, os agricultores precisavam correr para terminar a colheita antes do início do tempo mais frio — e a Lua cheia, bem brilhante e nascendo mais cedo, os ajudava com noites bem claras, em uma época em que não havia energia elétrica.

Os próximos dias também devem render ótimas chances de observação. Hoje a Lua nascerá às 18h50; na quarta-feira (22), às 19h40, e assim sucessivamente, sempre um pouco mais tarde.

A próxima Lua cheia acontece no dia 20 de outubro. Ela também é conhecida como Lua do Caçador — referência à época em que os nativos norte-americanos precisavam caçar para preparar carne seca para o inverno — ou Lua do Halloween — uma nomenclatura mais moderna, devido à sua proximidade com a data comemorativa, no dia 31 de outubro.