PUBLICIDADE
Topo

Estas fotos sensacionais nos fazem agradecer a invenção do modo close up

Foto para concurso Close-Up Photographer of the Year: cobra Gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas - Bernhard Schubert/Close-Up Photographer of the Year
Foto para concurso Close-Up Photographer of the Year: cobra Gato Cheshire de Alice no País das Maravilhas Imagem: Bernhard Schubert/Close-Up Photographer of the Year

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt, em São Paulo

19/09/2021 04h00

Estar no lugar certo e na hora certa. Um clique e, segundos depois, a captura de uma imagem impressionante. Para celebrar o trabalho de pessoas que dedicam seu tempo para fazer fotos incríveis, o concurso internacional Close-Up Photographer of the Year (Fotógrafo de close up do ano, em tradução livre) elegeu seus vencedores.

O objetivo da premiação é valorizar as melhores imagens que trazem aos nossos olhos detalhes que muitas vezes não conseguimos ver a olho nu. Na última edição, foram mais de 6.500 inscrições de 52 países diferentes.

O prêmio veio em várias categorias, incluindo "animais", "insetos", "plantas e fungos", "micro", "paisagem" e "jovem". Ao todo, 100 fotos ganharam destaque no concurso.

Os resultados são tão impactantes que vai fazer muita gente agradecer a invenção do modo close up — quando a lente da câmera foca em um objeto (ou pessoa) para capturar seus detalhes bem aproximados.

A vencedora do concurso na categoria animais foi a professora francesa de ecologia molecular Galice Hoarau, que capturou uma imagem impressionante de larva de enguia perto da ilha de Lembeh, na Indonésia, durante um mergulho (imagem abaixo).

Captura de imagem de larva de enguia durante um mergulho em águas negras - Galice Hoarau/Close-Up Photographer of the Year - Galice Hoarau/Close-Up Photographer of the Year
Captura de imagem de larva de enguia durante um mergulho em águas negras
Imagem: Galice Hoarau/Close-Up Photographer of the Year

"Eu localizei esta larva de enguia na ilha de Lembeh (Indonésia) durante um mergulho em águas negras. O mergulho em águas negras consiste essencialmente em mergulhar à noite em oceano aberto, geralmente em águas profundas ou muito profundas", disse Galice Hoarau.

A imagem abaixo ficou com o segundo lugar na mesma categoria. Nem é possível imaginar que trata-se de uma foto com "zoom" em plantas (do gênero Menyanthes). Ela foi tirada em área de preservação da natureza na Hungria.

Imagens feitas de Menyanthes (plantas) em área de preservação da natureza na Hungria - Csaba Daroczi/Close-Up Photographer of the Year - Csaba Daroczi/Close-Up Photographer of the Year
Imagem: Csaba Daroczi/Close-Up Photographer of the Year

Confira um álbum com fotos impressionantes premiadas pelo concurso e relatos dos fotógrafos sobre o momento da captura das imagens.

Estas fotos sensacionais nos fazem agradecer a invenção do modo close up