Topo

Recarga pelo ar: tecnologia da Motorola funciona com celular a 3 metros

Carregador sem fio da Motorola carrega até 4 celulares ao mesmo tempo - Reprodução/YouTube
Carregador sem fio da Motorola carrega até 4 celulares ao mesmo tempo Imagem: Reprodução/YouTube

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

09/09/2021 18h36

A Motorola divulgou ontem (8) um vídeo na rede social chinesa Weibo da segunda geração de um protótipo de carregador sem fio, chamado de Space Charging, capaz de recarregar bateria dos aparelhos sem nem encostar neles. O dispositivo funciona em até quatro smartphones ao mesmo tempo, que podem estar até 3 metros de distância do carregador.

No início deste ano, a marca já havia anunciado na feira de eletrônicos CES 2021, nos Estados Unidos, um carregador sem fio parecido. Mas o novo modelo recebeu 1.600 atenas para funcionar a uma distância maior. O primeiro dispositivo do tipo funcionava com o aparelho a até um metro.

Para tirar a tecnologia do papel, a Motorola firmou uma parceria com as empresas GuRu Wireless e Salom Electric. O protótipo se inspirou no funcionamento das redes wi-fi e mesh (rede de roteadores sem fio). Segundo a marca, o carregador leva energia mesmo com obstáculos entre ele e o celular.

Outras marcas concorrentes também tentam desenvolver tecnologia parecidas, como a Xiaomi e a Oppo. Os aparelhos das marcas chinesas, no entanto, conseguem carregar apenas um dispositivo por vez e a uma distância menor do que o novo da Motorola.

A má notícia é que a empresa não informou no anúncio quanto tempo o carregador sem fio leva para completar uma carga no celular, então não sabemos se ele vai te ajudar a diminuir a conta de luz.

Outra má notícia é que ainda não há previsão para comercialização do novo Space Charging, teremos que esperar.