Topo

Furacão Ida: astronautas fazem imagens impressionantes do espaço; confira

Olho do furacão Ida registrado pelo astronauta Thomas Pesquet, da ISS - Thomas Pesquet/ESA
Olho do furacão Ida registrado pelo astronauta Thomas Pesquet, da ISS Imagem: Thomas Pesquet/ESA

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

29/08/2021 13h06

Astronautas na Estação Espacial Internacional (ISS) demonstraram preocupação com o furacão Ida, que depois de passar por Cuba e se fortalecer até chegar à categoria 4 (de um total de 5), avançava neste domingo em direção ao estado da Louisiana, nos Estados Unidos, com ventos de até 225 km/h.

Em suas redes sociais, os astronautas compartilharam mensagens de apoio e imagens impressionantes vistas do espaço.

O astronauta francês Thomas Pesquet, da ESA (Agência Espacial Europeia), postou fotos do olho do furacão no início deste domingo (29).

"É preocupante ver esses fenômenos climáticos se tornando mais fortes e mais frequentes do nosso ponto de vista. Espero que qualquer pessoa no caminho desta tempestade esteja preparada e fique segura", disse o astronauta em seu post.

Confira outras imagens feitas por Pesquet:

A astronauta norte-americana Megan McArthur, da Nasa, fotografou o Ida neste sábado (28), quando ele ainda estava na categoria 3, e publicou as imagens com a seguinte mensagem: "Se você está ou esteve no caminho deste furacão, estou pensando em você e desejando que fique seguro".

A tempestade chega à costa sul dos EUA neste domingo, exatamente 16 anos depois de furacão Katrina deixar 80% da cidade de Nova Orleans inundada e matar 1,8 mil pessoas.

Milhares de moradores de três estados americanos — Louisiana, Mississippi e Alabama — fugiram da costa do Golfo do México para escapar do furacão, qualificado de "extremamente perigoso" pelas autoridades americanas.