Topo

WhatsApp: conheça novas funções e 4 recursos que devem chegar em breve

Reprodução
Imagem: Reprodução

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

28/08/2021 15h11Atualizada em 29/08/2021 14h15

O WhatsApp lançou, recentemente, algumas funções muito aguardadas e que têm feito sucesso entre os usuários do aplicativo.

Uma delas, anunciada no início do mês, é a possibilidade de exportar chats entre sistemas operacionais: ou seja, se você usa um dispositivo iOS e quer mudar para um Android, e vice-versa.

Os primeiros a contar com essa opção foram os lançamentos da Samsung, mas o WhatsApp deve levar o recurso para mais pessoas muito em breve.

Outra função que há muito era esperada e foi finalmente lançada é a postagem de fotos e vídeos com visualização única, assim como a que permite a entrada em uma videochamada a qualquer momento —e não apenas no início dela.

Menos recentes, mas que caíram no gosto dos usuários, também foram as funções para acelerar áudios e a que silencia conversas arquivadas.

Mas as novidades não devem parar por aí!

Novos recursos seguem em testes e podem chegar já nas próximas atualizações do aplicativo. Algumas funcionalidades, inclusive, já estão disponíveis para quem usa a versão beta (de teste) do WhatsApp.

Confira algumas delas:

Possibilidade de ouvir áudio antes de enviar

Atualmente só é possível ouvir o áudio do WhatsApp — e apagar o conteúdo — depois que a mensagem foi enviada. Mas, possivelmente, este problema será resolvido.

De acordo com o site WABetaInfo, especializado em anunciar recursos em teste no WhatsApp, uma nova função deve ser implementada na interface de envio de áudio, permitindo que os áudios possam ser ouvidos antes de serem enviados ao destinatário.

A função vai permitir ainda que, caso você mude de ideia, cancele o envio da mensagem de voz ou parar a gravação no meio, e depois continuar.

Reações às mensagens

O WhatsApp está trabalhando em uma função para, em breve, permitir que você reaja às mensagens enviadas por seus contatos. A informação também é do site WABetaInfo.

No Instagram e no Messenger, que são duas plataformas que também pertencem ao Facebook, já é possível emitir esse tipo de reação, mas no WhatsApp a função ainda não existe. Ainda não há previsão para o lançamento das reações, mas elas poderão aparecer em breve nas versões para Android, iOS e até mesmo na versão web.

Maior prazo para as mensagens autodestrutivas

Já faz algum tempo que o WhatsApp lançou o recurso de mensagens temporárias no aplicativo. Qualquer texto ou mídia desaparece da conversa depois de sete dias a partir do envio se a função estiver ativada.

Mas o aplicativo poderá oferecer um tempo maior para as mensagens que se autodestroem. Por enquanto, não é possível escolher o tempo de acesso às mensagens temporárias. A opção de 90 dias pode ficar na mesma janela de configuração das mensagens temporárias de uma semana.

De acordo com o site WABetaInfo, este recurso foi encontrado na atualização 2.21.9.6 do app de testes para Android e está em desenvolvimento.

Opção de enviar imagens com qualidade melhor

Se você já enviou uma foto ou vídeo por WhatsApp, deve ter reparado que os arquivos vão em uma qualidade menor que a original. Em breve, isso deve mudar, pois a plataforma testa uma forma de a pessoa escolher o nível de qualidade do arquivo que deseja enviar.