Topo

Como configurar o Google para que seus dados sejam apagados automaticamente

Google guarda mais informações sobre nós do que você pode imaginar - Getty Images
Google guarda mais informações sobre nós do que você pode imaginar Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt, em São Paulo

25/08/2021 09h00

O Google mantém o registro de nossas pesquisas em seu buscador e localização salvos por anos em seu banco de dados. É dessa maneira que a plataforma analisa nossos gostos e faz recomendações personalizadas de conteúdo e anúncios.

Isso tudo pode ser útil para quem gosta de encontrar sugestões de pesquisa, serviços e produtos compatíveis com os próprios hábitos e gostos. Mas existem pessoas que preferem manter os seus dados na internet mais privados. Se você faz parte desse grupo, saiba que é possível deletar registros que o Google mantém manualmente ou programar uma espécie de autodestruição dessas informações.

Confira abaixo como ativar a exclusão dos históricos do Google.

  1. Acesse a página Minhas atividades. https://myactivity.google.com/myactivity
  2. No menu à esquerda, clique em "Controles de atividade.

Autodestruição de histórico do Google 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  1. Aqui aparecerão três seções:
    - Atividade na web e de apps: segundo o Google, aqui ficam os registros da sua atividade em sites e aplicativos da empresa, incluindo informações associadas (como local). O objetivo da coleta é "oferecer pesquisas mais rápidas, recomendações melhores e experiências mais personalizadas no Google Maps, na Pesquisa e em outros serviços do Google", diz a empresa em seu site.
    - Histórico de localização: salva os endereços que o seu dispositivo registra, mesmo que não esteja usando um serviço específico do Google. A companhia faz isso para "fornecer mapas personalizados, recomendações com base nos lugares visitados, entre outras coisas".
    - Histórico do YouTube: pode armazenar os dados dos vídeos que você assistiu e as pesquisas realizadas na plataforma. As informações são usadas para "oferecer recomendações melhores, lembrar onde você parou", por exemplo.

Autodestruição de histórico do Google 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

  1. Para excluir os seus dados, será preciso clicar em cada uma das seções acima (caso elas estejam ativadas). Na sequência, vá em "Exclusão automática".
  2. Observe as orientações que surgirão na tela: as opções de excluir automaticamente atividades com mais de 3, 18 ou 36 meses aparecem em destaque.
  3. Escolha o que deseja e confirme no botão "Próxima".
Feito isso, quando determinada atividade tiver mais de 3 meses (ou uma das alternativas acima), ela será excluída automaticamente.