Topo

'Sabemos quando você está roubando': vídeo sobre autoatendimento viraliza

De Tilt, em São Paulo

23/08/2021 13h35

Um vídeo postado pela conta @thewalmartguy69, que diz ser um funcionário do supermercado norte-americano Walmart, viralizou no TikTok ao mostrar como a equipe da rede sabe quando um cliente não está sendo honesto na hora de pagar os produtos no caixa de autoatendimento, aquele que você passa os itens sozinho.

O texto do vídeo diz: "POV: sabemos quando você está roubando."

POV significa "Point of View" ou, em português, ponto de vista. A tradução em si não ajuda muito, mas ela é usada pelos tiktokers quando eles criam vídeos que simulam a visão de quem está vendo (sim, a sua!).

A pessoa no vídeo segura um aparelho da marca Zebra Technologies, que vende dispositivos portáteis projetados para verificação de preços, localização de itens e gerenciamento de estoque.

@thewalmartguy69

Reply to @thegorillanamedcaesar ##voiceeffects This is basically what we see when you touch something on your screen ##rue21BeYouChallenge ##SHEINcares

♬ Spongebob - Dante9k

Nesses mercados sem funcionários, câmeras costumam monitorar cada movimento da clientela e sensores identificam quantos pacotes você pegou. É para isso que serve o dispositivo do vídeo: mostrar os itens sendo lidos na registradora em tempo real.

A pessoa do TikTok move o aparelho em direção ao caixa de autoatendimento e mostra qual cliente deve ser verificado.

A tela mostra quantos itens o cliente digitalizou e quanto eles custaram coletivamente, junto com uma análise parcial dos itens e seus preços. O alerta indica qual item presumivelmente está incorreto.

Daí, é a vez do funcionário entrar em ação.