Topo

Cobrança de IOF pela Receita Federal para liberar empréstimo é golpe

App da Receita Federal - Marcello Casal Jr/Agência Brasil
App da Receita Federal Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

19/08/2021 13h33

A Receita Federal alertou os contribuintes para um novo golpe que está sendo aplicado por aqui. A fraude exige que a vítima pague IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para liberar o valor de um empréstimo ou financiamento pendente.

A falsa cobrança chega por correio, não por email, e há dados bancários para pagamento por depósito e uma assinatura falsa de um funcionário da Receita.

"Trata-se de um golpe, já que a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência", afirma o órgão em nota.

O recolhimento de IOF, segundo a Receita, é feito exclusivamente via Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). A cobrança é feita sempre pela instituição financeira que concede o crédito, nunca pela receita.

O golpe foi registrado na Delegacia da Receita de Natal (RN) e está sendo investigado. Os responsáveis podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsa identidade, além de danos causados à imagem da Receita e a seus servidores.

O órgão orienta entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério da Economia pela internet em caso de dúvidas ou para enviar uma denúncia.