Topo

O que acontecerá com a Estação Espacial quando ela morrer? Nem a Nasa sabe

A Estação Espacial Internacional vista do ônibus espacial Endeavor - Nasa
A Estação Espacial Internacional vista do ônibus espacial Endeavor Imagem: Nasa

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

18/08/2021 09h00

A Estação Espacial Internacional (ISS), laboratório que flutua a mais de 400 quilômetros de altura acima de nossas cabeças, não ficará lá para sempre. A agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, vem tentando bolar um plano para desativar a estação de maneira segura quando chegar o momento de dizer adeus, mas ainda não sabe o que fazer.

O seu conselho de segurança aprovou em 2019 um plano para "resgatar" a ISS caso fosse necessário aposentar o laboratório espacial a partir de 2028. O plano envolvia o uso de dois foguetes russos que puxariam a estação para a atmosfera terrestre.

Uma vez tocada pela gravidade da Terra, a estação de 450 toneladas começaria a sua reentrada controlada no planeta, virando uma bola de fogo de metal derretido até cair no oceano Pacífico. O problema desse plano é que os outros países que usam a ISS ainda não concordaram com ele.

A Rússia, citada como a responsável por puxar a ISS para a Terra nesse esquema, já afirmou publicamente que planeja deixar de usar a estação espacial em 2025. Nenhum outro país ainda combinou com a Nasa o que fazer desde então.

Mesmo que a Rússia não deixe a ISS, há dúvidas sobre a capacidade dos foguetes do país de ajudar na missão de resgate da estação. No começo do mês, após um voo tranquilo até o laboratório espacial, o módulo científico Nauka ligou "sozinho" enquanto estava estacionado na garagem da ISS e fez a estação mudar de orientação.

"Os russos concordaram com o princípio de fornecer a cápsula Progress [para a missão de resgate da ISS], mas ainda há trabalho que eles precisam fazer", disse a presidente do painel de segurança da Nasa, Patricia Sanders, à agência de notícias United Press International (UPI).

"Um planejamento como esse nunca é fácil com a estação espacial porque temos uma comunidade internacional, então você não pode decidir unilateralmente o que fazer lá."

Em nota à UPI, uma porta-voz da Nasa, Leah Cheshier, disse que a missão para desativar a Estação Espacial "é partilhada pelos países parceiros da ISS e está em fase sensível de negociação no momento".

"A Nasa continua trabalhando com seus parceiros internacionais para garantir um plano de saída de órbita seguro para a Estação e está considerando uma série de opções."

A ISS foi colocada no espaço em 1998 com o objetivo de reunir astronautas do mundo inteiro para realizar experimentos científicos na microgravidade. O plano original era mantê-la no ar por 30 anos — o que significa que seu "tempo de vida" deve terminar em menos de uma década.

Em novembro do ano passado, a Nasa disse que a Estação Espacial está aprovada para operar até 2024 pelos países que compartilham de sua administração, mas que, "do ponto de vista técnico, podemos mantê-la voando até o fim de 2028".