Topo

Nasa festeja 9 anos do robô Curiosity em Marte com foto panorâmica em 360º

O robô Curiosity da NASA captou uma imagem panorâmica da cratera Gale, em Marte, em 3 de julho de 2021 - Nasa/JPL-Caltech/MSSS
O robô Curiosity da NASA captou uma imagem panorâmica da cratera Gale, em Marte, em 3 de julho de 2021 Imagem: Nasa/JPL-Caltech/MSSS

Colaboração para o UOL, em Santos

18/08/2021 10h32

O Curiosity, o robô em solo marciano mais antigo da Nasa, comemora este mês 9 anos de missão no planeta vermelho. Para marcar a data, a agência espacial americana publicou uma imagem panorâmica de 360º inédita, captada pela sonda em julho.

O rover Curiosity chegou à cratera Gale no início de agosto de 2012 e está mapeando a encosta do Monte Sharp, com 8 quilômetros de altura. A Nasa disse, em um comunicado, que as imagens de "rochas protuberantes e colinas arredondadas estão deliciando os cientistas".

A panorâmica altamente detalhada pode ser baixada no site da Nasa. Ela consiste em 129 imagens individuais, unidas posteriormente. A imagem é clara graças ao fato de ser inverno na cratera Gale, uma época em que os céus não estão obstruídos com poeira.

A agência também compartilhou uma excursão guiada do rover, que mostra os destaques da paisagem, incluindo a areia escura de Marte e a borda distante da cratera.

A imagem mostra uma zona de transição entre uma área rica em argila e uma região contendo sulfato, uma área com minerais salgados. "As camadas da montanha nesta área podem revelar como o antigo ambiente dentro da cratera Gale secou com o tempo", afirmou a Nasa.

O Curiosity está investigando a possibilidade de ter havido vida na superfície de Marte. Ela já percorreu 26 quilômetros, perfurou 32 buracos em seus 9 anos em Marte e até tirou selfie: