Topo

App


Telegram permite chamadas de vídeo com até mil pessoas; saiba como usar

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Guilherme Tagiaroli

De Tilt, em São Paulo

31/07/2021 14h59

Em anúncio publicado nesta sexta-feira (30), o Telegram divulgou uma série de novos recursos para usuários do app. Os principais são a possibilidade de incluir até 1.000 pessoas em uma videochamada, envio de mensagens de vídeo e a possibilidade de compartilhar a tela do seu smartphone durante uma vídeochamada.

Além destas funcionalidades, o Telegram ainda anunciou uma série de pequenas melhorias no serviço, como emojis animados para Android, apagar conteúdos automaticamente após um mês e maior precisão em desenho em imagens, com a possibilidade de ajustar a espessura do pincel.

Até 1.000 pessoas na videochamada, mas tem um porém

O que mais chama a atenção nas atualizações do Telegram é a possibilidade de ter até 1.000 pessoas numa videochamada. No entanto, para não virar uma bagunça, apenas 30 podem participar ativamente - o restante fica como espectador do que está rolando. O WhatsApp, em comparação, permite a participação de até 8 pessoas.

Telegram permite que até 1.000 pessoas participem de uma videochamada - Reprodução - Reprodução
Telegram permite que até 1.000 pessoas participem de uma videochamada
Imagem: Reprodução

O blog post do Telegram ressalta que a opção pode ser interessante de aulas online a até batalhas de rap.

Para criar uma vídeochamada, crie um Chat de Voz na página de informações (ou no menu três pontinhos no Android) de qualquer grupo em que você é admin. Depois, é só ativar o vídeo.

Mensagens em vídeo

Depois das mensagens de áudio, o Telegram, aparentemente, quer popularizar mensagens em vídeo. Não é necessariamente um recurso novo no app, mas agora as imagens captadas estão com qualidade melhor.

Após as mensagens de voz, Telegram tem funcionalidade de mensagens em vídeo - Reprodução - Reprodução
Após as mensagens de voz, Telegram tem funcionalidade de mensagens em vídeo
Imagem: Reprodução

O curioso é que ao captar o vídeo, o sistema também capta o áudio do telefone. Então, é possível colocar uma música para tocar no celular e gravar um vídeo, que a música servirá de "pano de fundo". Além disso, será possível pausar, ou avançar ou retroceder, uma mensagem de vídeo.

Para gravar uma mensagem de vídeo, toque no ícone do microfone na barra de mensagem para mudar do modo de gravação de mensagem de voz para o modo de mensagem de vídeo. Toque e segure para gravar. Se quiser retornar ao modo voz, toque no ícone de câmera.

Compartilhamento de tela com som

Em sistemas de videochamada para PC é relativamente simples compartilhar sua própria tela, agora o Telegram está levando o mesmo recurso para os smartphones. Por ora, este recurso só está disponível para chamadas um a um.

Em vídeochamadas um a um, o Telegram possibilita o compartilhamento de tela do celular - Reprodução - Reprodução
Em vídeochamadas um a um, o Telegram possibilita o compartilhamento de tela do celular
Imagem: Reprodução

O recurso também capta áudio do seu smartphone. Então, se estiver tocando alguma música é recomendável interrompê-la, antes de compartilhar a tela.

Para compartilhar sua tela durante uma videochamada, toque no botão de câmera durante uma chamada e selecione sua tela com fonte de vídeo.

Se quiser checar todos os novos recursos do Telegram, acesse o blog da plataforma (em português).