Topo

Trava Zap: o que são as mensagens que travam o WhatsApp

Mensagens tentam bloquear acesso de usuários ao WhatsApp - saiba o que é o TravaZap - Rachit Tank/Unsplash
Mensagens tentam bloquear acesso de usuários ao WhatsApp - saiba o que é o TravaZap Imagem: Rachit Tank/Unsplash

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

24/07/2022 04h00

Você já ouviu falar de mensagens do WhatsApp que travam o uso do aparelho? Elas são conhecidas como "TravaZap", "Contact Bomb", "Binário", "Crashers", entre outros nomes. Apesar de não ser algo novo, de tempos em tempos internautas atualizam a oferta de tipos de mensagem que têm um único objetivo: fazer a pessoa perder acesso à conta no aplicativo.

Foi o caso do emoji do esquilo, e agora surge outra, disfarçada de "Tutorial para NÃO travar mais o WhatsApp com a msg do esquilo". No iPhone, rola ainda a "black dot of death" (botão preto da morte, em tradução livre).

Quando você clica em qualquer uma das delas, o WhatsApp trava e, em alguns casos, o celular também ficava congelado.

Na internet existem chamadas para travas fracas, fortes e até um tipo de WhatsApp imune aos travamentos (que não é certeza de funcionar). O primeiro passo para se proteger é manter sempre seu aplicativo atualizado até a última versão, já que é por meio dos updates que o mensageiro acaba corrigindo bugs que podem ser aproveitados por usuários maliciosos.

A moda do TravaZap já se espalhou tanto que virou motivo de alerta de sites especializados no aplicativo, como o WaBetaInfo, que antecipa novidades do mensageiro antes que chegue aos usuários, no final do ano passado. De acordo com o site, a prática desagradável é popular principalmente no Brasil, apesar de rolar também em outros países.

O risco envolve dispositivos Android e com o iOS, sistema operacional da Apple.

O que é exatamente o Trava Zap

Como já mencionado, é quando uma mensagem tem como objetivo, literalmente, travar o WhatsApp da pessoa que a recebeu. Essas mensagens não fazem nenhum sentido e contêm diversos caracteres estranhos —é exatamente a combinação desses caracteres que pode fazer o app travar.

Após ler a mensagem inteira, o aplicativo do usuário que recebeu o conteúdo pode travar e não abrir mais. Isso porque, em alguns casos, o software não é capaz de processar o conteúdo composto de uma estrutura estranha.

Abaixo está um exemplo de uma mensagem Travazap:

trava - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
TravaZap: exemplo de mensagens que visam travar aplicativo
Imagem: Reprodução/Twitter

Alguns tipos de textos enviados podem fazer o WhatsApp apresentar um "crash infinito", em que o app fecha automaticamente toda vez que o usuário tenta abrir o aplicativo.

Os conteúdos das mensagens podem variar, mas o objetivo é o mesmo. O usuário alvo da ação pode receber ou uma mensagem em texto completamente estranha ou, em outros casos, uma lista de cartões de contatos em que os nomes também são compostos de caracteres estranhos.

Pela internet é fácil achar versões modificadas do WhatsApp que supostamente oferecem proteção contra essa prática. Contudo, não é recomendável baixar versões que modificam o WhatsApp, já que você pode ter sua privacidade das conversas e da própria conta afetada, além de correr o risco de ser punido pelo próprio WhatsApp.

O que fazer se o seu WhatsApp travar

A primeira coisa a fazer ao receber uma mensagem do tipo é tentar bloquear o contato que a enviou a partir de uma sessão ativa no WhatsApp Web, como recomendou o WaBetaInfo. Após isso, você deve mudar sua privacidade de grupos para que apenas contatos possam te adicionar a grupos e então remover a mensagem desagradável, se possível, pelo computador.

Se você não tiver uma sessão do WhatsApp Web ativa e não puder criar uma nova já que o aplicativo está travado, você deverá ter que infelizmente reinstalar o mensageiro, possivelmente perdendo seu histórico de chats.

É importante manter um backup ativo do WhatsApp para que você consiga recuperar o seu histórico de conversas ao reinstalar o aplicativo.

O problema de mensagens que travam o WhatsApp já rola há anos, com o aplicativo sempre tentando elaborar correções para isso. Muitas vezes usuários enviam os conteúdos de brincadeira para outros amigos - isso não deve ser feito em hipótese alguma, já que envolve uma falha grave de sistema e pode resultar em perdas irreparáveis.