Topo

Olimpíadas de Tóquio: sabia que as medalhas são feitas de celulares velhos?

Medalhas dos jogos de Tóquio 2020 - Atsushi Tomura/Getty Images
Medalhas dos jogos de Tóquio 2020 Imagem: Atsushi Tomura/Getty Images

De Tilt, em São Paulo

23/07/2021 12h10Atualizada em 23/07/2021 19h49

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no horário oficial de Brasília, e as entregas das primeiras medalhas já serão feitas na noite de hoje. Você sabia que elas foram produzidas a partir de celulares antigos?

Pois é. Os telefones contêm pequenas quantidades de ouro, prata e cobre. Em processos de reciclagem, esses materiais foram extraídos para ajudar a fazer as 5.000 medalhas que os atletas receberão no pódio olímpico. Outros eletrônicos, como notebooks e câmeras digitais, também ajudaram na produção das premiações.

Calcula-se que mais de 6 milhões de dispositivos tenham reciclados, o que resultou em 30 kg de ouro, 4.000 kg de prata e 2.700 kg de bronze. Para isso, os organizadores do evento contaram com a parceria 2.100 lojas de eletrônicos e de 1.300 instituições educacionais.

A medalha de ouro tem 8,5 cm de diâmetro e pesa quase 556 gramas. A de prata e a de bronze possuem em torno de 550 e 450 gramas, respectivamente.

Os Jogos Olímpicos contarão com 301 atletas do Brasil. Dois destaques são as duas modalidades em que brasileiros de ponta irão competir: skate (com Letícia Bufone, Pâmela Rosa, Pedro Barros e Rayssa Leal) e surf (com Gabriel Medina, Italo Ferreira e Tatiana Weston).

Como acompanhar os jogos pela internet

Aqui no Brasil, a transmissão na TV aberta será realizada exclusivamente pela Globo. Alguns canais pagos como Band Sports também farão parte da cobertura. Mas será possível acompanhar muito das Olimpíadas, que terminam no dia 8 de agosto, pela internet.

Além da clássica programação das competições e atualização do quadro de medalhas em tempo real, poderemos assistir acompanhar os jogos de algumas formas:

  • O site oficial dos Jogos Olímpicos oferece, além de informações sobre o evento, atletas e esportes, a TV Olympics, com o conteúdo dos Jogos Olímpicos, como replays, séries, filmes e documentários;
  • O canal oficial da competição no YouTube vai publicar vídeos com notícias, estatísticas e curiosidades sobre todos os esportes dessa edição;
  • O Google também preparou uma cobertura para o evento. É só escrever "Jogos Olímpicos de Tóquio" no buscador para acessar a programação, alguns eventos em destaque, além de detalhes sobre medalhas e notícias;
  • O UOL também terá acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece no evento e quadro de medalhas, debates ao vivo, boletins sobre os jogos disputados na madrugada e páginas para saber tudo a respeito das principais modalidades. Não deixe de conferir!