Topo

O que significam os 'amuletos' que os irmãos Bezos levaram ao espaço

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

20/07/2021 15h38

O fundador da Amazon Jeff Bezos e seu irmão Mark levaram três símbolos relacionados à aviação, como uma espécie de amuletos, durante o voo ao espaço suborbital a bordo de uma espaçonave da empresa Blue Origin, na manhã desta terça-feira (20).

Acompanhados dos outros dois membros da tripulação - a ex-aviadora Wally Funk e o estudante Oliver Daeme, que se tornaram, respectivamente, a pessoa mais velha e a mais jovem a chegar ao espaço - eles fizeram a revelação durante uma entrevista realizada após o voo.

Confira quais foram estes objetos:

  • Um pedacinho da lona de uma das asas do "Wright Flyer", que os irmãos Wright -- que "disputam" com o brasileiro Santos Dumont o posto de inventores do avião -- fizeram voar em 1903;
  • Um medalhão de bronze feito com o primeiro balão de ar quente a levantar voo, em 1783. Foi o primeiro voo livre tripulado da história. A bordo do balão, construído pelos irmãos Montgolfir, estavam o médico Pilatre de Rozier e o oficial do exército francês marquês d'Arlandes. Eles partiram do Bosque de Bolonha, em Paris, e atravessaram nove quilômetros da cidade a uma altura de 900 metros;
  • Os óculos de proteção que Amelia Earhart usou ao atravessar sozinha, em voo, o Oceano Atlântico, em 1932. A famosa aviadora americana desapareceu aos 39 anos de idade sobre o Pacífico em 1937, em um voo pioneiro ao redor do mundo em companhia do piloto Fred Noonan.
Os irmãos Bezos com os óculos de Amelia Earhart - Reprodução - Reprodução
Os irmãos Bezos com os óculos de Amelia Earhart
Imagem: Reprodução

"Foi muito especial levar estes objetos com a gente", disse Mark, durante a entrevista. "E os trouxemos de volta!", brincou Jeff Bezos.

Com os óculos de Amelia Earhart em mãos, Jeff Bezos disse que gosta de pensar que "se Amelia estivesse aqui, ela ficaria muito, muito orgulhosa de Wally", referindo-se a Wally Funk, de 82 anos.

"Obrigado, Amelia, onde quer que você esteja. Esperamos que você esteja assistindo a tudo isso", completou.

Jeff Bezos também revelou que usava, durante o voo, um colar de penas Blue Origin. Ele presenteou a mãe com o objeto durante a entrevista coletiva.

Blue Origin: as imagens do voo espacial da empresa de Jeff Bezos