PUBLICIDADE
Topo

Google faz atalho para apagar histórico de pesquisa recente; veja como usar

Denis Charlet/Getty
Imagem: Denis Charlet/Getty

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

17/07/2021 15h37

O Google anunciou, nesta semana, uma nova maneira de excluir rapidamente os 15 últimos minutos do seu histórico de navegação.

Quem quiser usar o atalho, basta tocar no seu avatar dentro do aplicativo Google e selecionar a opção "Excluir últimos 15 minutos" para, de imediato, apagar todo o seu histórico de buscas recente.

Google apresenta atalho para apagar últimos 15 minutos de histórico - Google/Divulgação - Google/Divulgação
Google apresenta atalho para apagar últimos 15 minutos de histórico
Imagem: Google/Divulgação

Antes, a "limpeza" demandava mais tempo e trabalho. Era necessário entrar no histórico e deletar um a um os últimos sites visitados.

Apesar de ter sido antecipado na conferência anual Google I/O deste ano, o recurso está disponível apenas para o iOS. Mas ele deve chegar aos usuários de Android "ainda este ano", segundo o Google.

A iniciativa visa aumentar a privacidade dos usuários, sobretudo para aqueles que têm que compartilhar um computador ou celular, e que não querem que outras pessoas conheçam seus hábitos de navegação.

Vale lembrar que o Google oferece, já há algum tempo, a possibilidade de configurar as contas para que o histórico seja apagado automaticamente após três, 18 ou 36 meses. A opção de personalizar o auto-delete está liberada tanto para usuários de iOS, como de Android.

Outra alternativa para quem quer navegar e não deixar rastros é utilizar o modo anônimo - mas ele deve ser ativado antes das buscas. Para isso, basta tocar no seu avatar dentro do aplicativo Google e selecionar a opção "Ativar navegação anônima".