Topo

Usa WhatsApp GB ou WhatsApp Plus? Sua conta pode ser banida no app oficial

Dado Ruvic/Reuters
Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Renata Baptista

De Tilt, em São Paulo

12/07/2021 13h58

Você utiliza alguma versão genérica do WhatsApp como o WhatsApp Plus e/ou WhatsApp GB? Elas costumam oferecer alguns recursos extras para os internautas, mas agora estão na mira do aplicativo oficial. Se você as utiliza, cuidado que a sua conta pode ser suspensa.

O WhatsApp informou, em comunicado em seu site, que está enviando mensagens para banir temporariamente quem está utilizando uma versão não compatível do aplicativo. Ou seja, apps ou sites genéricos.

Se o usuário não mudar para a versão oficial após esse bloqueio temporário, pode ter perder a conta permanentemente, segundo a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, o WhatsApp afirma que a medida foi tomada porque os aplicativos não oficiais foram desenvolvidos por outras companhias e violam os termos de serviço da empresa.

"O WhatsApp não é compatível com esses apps porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles", completa.

Como mudar para o aplicativo oficial do WhatsApp?

Antes de fazer a troca para o app oficial do WhatsApp, será necessário fazer backup do seu histórico de conversas nos aplicativos genéricos.

Se você utiliza um app diferente do WhatsApp Plus ou GB WhatsApp, a recomendação é salvar seu histórico de conversas antes de baixar o app oficial do WhatsApp.

Confira abaixo o passo a passo para baixar e transferir seu histórico de conversas:

No GB WhatsApp:

  1. Caso tenha sido banido do WhatsApp oficial, espere o banimento temporário acabar. O cronômetro mostrará o tempo de espera necessário.
  2. No GB WhatsApp, toque em Mais opções > Conversas > Backup de conversas.
  3. No seu celular, toque em Configurações > Armazenamento > Arquivos.
  4. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure para selecioná-la.
  5. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para "WhatsApp".
  6. Em seguida, baixe o app oficial do WhatsApp.
  7. No WhatsApp, verifique seu número de telefone. Saiba como fazer a verificação neste artigo.
  8. Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar > Próximo.
  9. O WhatsApp carregará as conversas existentes.

No WhatsApp Plus:

Se seu histórico de conversas foi salvo anteriormente, ele será transferido automaticamente para o app oficial do WhatsApp. A partir daí, basta baixar o app oficial do WhatsApp e verificar seu número de telefone.