Topo

Se cuida, LinkedIn! TikTok agora mostra vagas de emprego e vídeo-currículos

TikTok Resumes, recurso de currículos e empregos da rede social
Imagem: TikTok Resumes, recurso de currículos e empregos da rede social

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

08/07/2021 13h58

Está procurando emprego? LinkedIn, Catho e Google ganharam um novo concorrente. Agora o TikTok permite que pessoas se candidatem a vagas de empregos através do próprio aplicativo.

O recurso, chamado de TikTok Resumes, possibilita que os candidatos criem um currículo em vídeo e enviem para empresas cadastradas na plataforma, como Target, Shopify, Nascar ou ainda o próprio TikTok.

Mas calma, antes de ir correndo para trocar de roupa e fazer sua produção, saiba que inicialmente esse recurso está disponível apenas para pessoas que moram nos Estados Unidos. Cerca de 30 empresas estão participando do projeto, permitindo que as pessoas se candidatem às vagas até o dia 31 de julho.

Em comunicado, o TikTok afirmou que a intenção é encorajar as pessoas a "mostrar de forma criativa e autêntica seus conjuntos de habilidades e experiências, e usar a hashtag #TikTokResumes em suas legendas ao publicar seu currículo em vídeo na TikTok".

Ao acessar a hashtag ou o site tiktokresumes.com, é possível assistir aos vídeos-currículos de outras pessoas e ainda ver conteúdos de criadores relacionados a carreiras — o TikTok sugere ainda que as pessoas sigam alguns desses criadores para ter dicas de empregos.

Os rumores de que a rede social iria investir nesse tipo de recurso começaram em maio deste ano. Segundo o próprio TikTok, atualmente estão cadastrados no TikTok Resumes currículos que variam de nível básico até candidatos mais experientes.

Ainda em comunicado, a empresa disse que "acredita que há uma oportunidade de agregar mais valor à experiência das pessoas com o TikTok, aumentando a utilidade da plataforma como um canal de recrutamento".

Procurada por Tilt, a assessoria de imprensa do TikTok informou que não há previsão do lançamento desse novo recurso no Brasil. "O TikTok Resumes é, por enquanto, um programa piloto nos EUA e não temos outros detalhes para compartilhar."