Topo

WhatsApp testa novidade para evitar que você abra links por engano

WhatsApp - Getty Images
WhatsApp Imagem: Getty Images

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

08/07/2021 11h48

Você já clicou em algum link no WhatsApp por engano? Se a resposta for sim, uma novidade que está sendo testada pelo aplicativo de mensagens pode ajudar muita gente: uma pré-visualização das URLs enviadas no chat, em tamanho grande.

De acordo com informações do site WABetaInfo, especializado em antecipar testes e funcionalidades do WhatsApp, a novidade chegou na versão beta do app, tanto para iOS quanto para Android.

Como funciona

Quando um link é enviado no chat de conversas, uma imagem maior é exibida junto a esse link, numa espécie de balão. Atualmente, algumas URLs já exibem imagens quando enviadas pelo WhatsApp, mas elas são discretas.

A nova pré-visualização é maior, e remete a uma característica que o Telegram, aplicativo concorrente, já possui.

Dessa forma, fica mais fácil identificar do que se trata a URL recebida e, assim, se evita que as pessoas cliquem nelas de maneira desavisada, sem querer.

Ainda assim, nem todo site suporta essa pré-visualização grande. Quando isso ocorre, é exibida em vez disso a thumbnail (imagem em miniatura) normal.

O WABetaInfo não informou quando essa novidade será implantada na versão final do WhatsApp, mas diz que ela deve pintar "numa atualização futura". Normalmente, quando algo é implantado na versão beta, tende a aparecer logo também no WhatsApp regular.