Topo

Vem aí: WhatsApp deve exigir cabo para migrar chats entre Android e iOS

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De Tilt, em São Paulo

02/07/2021 15h07

O WhatsApp vem testando há algum tempo um recurso que pode salvar a vida de quem troca de celular, especialmente de um Android para um iPhone (ou vice-versa). O app vai permitir migrar o histórico do chat de um sistema para outro. Mas novas informações sugerem que não vai ser tão simples assim.

Imagens divulgadas pelo blog WABetaInfo, especializado em antecipar novidades do WhatsApp, mostram que a migração só poderá ser feita com o uso de um cabo. Ainda não se sabe exatamente se será um cabo de um celular para outro ou se passará pelo computador no meio do caminho.

No vídeo que mostra uma versão de testes do novo recurso, é possível ver a tela que o WhatsApp exibirá durante a migração das conversas de um iPhone para um celular Android. Ao final do processo, o app diz que o usuário já pode terminar a configuração no aparelho novo, mas alerta: "não desconecte seu cabo ainda".

Como esse cabo entra na história é o grande mistério. Sabemos que iPhones usam uma conexão própria da Apple, chamada Lightning, enquanto Androids mais modernos usam USB-C e os mais antigos usam o padrão micro USB.

O carregador dos iPhones mais modernos usa um cabo que é Lightning em uma ponta e USB-C na outra, o que facilitaria essa migração. Mas donos de aparelhos mais antigos talvez tenham que comprar um adaptador se a conexão for direta entre os telefones.

O blog WABetaInfo também sugere que talvez seja necessário configurar essa migração usando alguma ferramenta para computador, conectando os dois celulares ao PC. Mas só saberemos quando a nova função for liberada para testes na versão beta do WhatsApp, o que ainda não tem data para acontecer.

Por outro lado, o uso de um cabo faz sentido se o objetivo é que a migração possa ser feita mesmo sem internet e para proteger a criptografia das mensagens. Numa conexão sem fio, há risco de interferência ou até mesmo interceptação de mensagens, já que elas teriam que sair dos servidores protegidos do WhatsApp.

Atualmente, é impossível migrar o histórico de conversas entre o Android e o iOS. No primeiro, o WhatsApp usa o backup do Google Drive; no segundo, usa o iCloud. Não é possível trocar o provedor do backup. Sendo assim, quem troca de celular acaba perdendo todas as mensagens antigas.