Topo

Instagram testa liberar alternativa para todo mundo colocar link no Stories

O Instagram iniciou um teste com adesivo virtual que pode conter link de sites - cottonbro/Pexels
O Instagram iniciou um teste com adesivo virtual que pode conter link de sites Imagem: cottonbro/Pexels

Felipe Oliveira

Colaboração para Tilt

29/06/2021 13h05

Se você costuma usar o Instagram, provavelmente já viu nos Stories de várias pessoas o famoso "arrasta para cima" (que redireciona para um link) para ter mais informações sobre algo. Trata-se de um recurso exclusivo de alguns internautas. Porém, o Instagram estuda liberar um recurso parecido que permite que todos os internautas compartilhem links nos Stories.

De acordo com o site "The Verge", o Instagram iniciou testes liberando para algumas pessoas a opção de usar um sticker (adesivo) com um link integrado. Uma vez que um seguidor, por exemplo, clica, ele é direcionado para uma nova página online.

O "arrasta para cima" hoje envolve deslizar o dedo para abrir o link. Mas para ter acesso a ele, é necessário ter uma conta verificada ou ter pelo menos 10 mil seguidores.

No caso dos adesivos em teste, eles ficaram limitados às postagens nos Stories, ou seja, não estarão disponíveis para serem inseridos no feed ou qualquer outra ação no aplicativo.

Em entrevista ao site, o chefe de produtos do Instagram, Vishal Shah, afirmou que inicialmente poucas pessoas vão participar dos testes e a ideia da rede social é entender como elas podem tirar proveito dessa função. O Instagram vai observar os tipos de links que serão compartilhados e, segundo o executivo, ficar atento à desinformação e ao spam.

"Esse é o tipo de sistema futuro que gostaríamos de ter. E é isso o que esperamos lançar, se formos capazes de fazer funcionar", afirmou Vishal Shah.

Ao que tudo indica, os testes iniciais serão direcionados a pessoas que têm algum alcance na plataforma, como ativistas que ainda não conseguem direcionar pessoas a outros sites.