Topo

'Lua de Morango': última superlua do ano é vista em diferentes países; veja

Do UOL, em São Paulo

24/06/2021 17h24Atualizada em 24/06/2021 19h20

Mais conhecida como 'Lua de Morango', a última superlua do ano foi avistada em diferentes partes do mundo no anoitecer de hoje. O fenômeno acontece pela última vez em 2021, depois de três fenômenos seguidos.

Apesar do nome, a Lua não ganhará nenhuma cor diferente. Tecnicamente, na superlua o astro fica maior, por estar mais perto da Terra. A olho nu e sem referenciais, porém, esta diferença é quase imperceptível.

O nome, por sua vez, vem de tradições dos nativos norte-americanos, que davam nomes a todas as Luas cheias do ano, associando-as a fenômenos naturais e culturais, como Lua Rosa (chegada da primavera), Lua de Neve (inverno), Lua das Flores, Lua da colheita. A deste mês representa a época em que os morangos selvagens ficam maduros naqueles países.

Aqui no Brasil, com as estações invertidas em relação ao hemisfério norte, a maioria desses nomes não faz sentido, até porque acabamos de entrar no inverno.

Ainda assim, o fenômeno está chamando atenção em diversas partes do mundo e foi registrado em países como Estados Unidos, Espanha, Egito e Grécia. Para observá-lo não há necessidade de instrumentos ou conhecimentos astronômicos.

O melhor momento é sempre será durante primeira hora após o seu nascimento, pois é quando ela aparenta estar ainda maior e pode apresentar belas variações de tonalidade.

A Lua estará bem cheia e brilhante até sábado, rendendo mais chances de observar e fotografar: no dia 25, ela nasce um pouco mais tarde, por volta de 19h30; no dia 26, às 20h37.

A próxima superlua — ou Lua cheia no perigeu — acontece somente em 2 de janeiro de 2022.