Topo

Falha no aplicativo do Google irrita internautas; veja o que fazer

Erro foi detectado no aplicativo de buscas do Google e outros programas da empresa - Getty Images/iStockphoto
Erro foi detectado no aplicativo de buscas do Google e outros programas da empresa Imagem: Getty Images/iStockphoto

Aurélio Araújo

Colaboração para Tilt

22/06/2021 12h39

Diversos usuários do Android, sistema operacional do Google, reclamaram nesta terça-feira (22) de problemas do aplicativo do buscador em seus celulares. Segundo os relatos, o app, além de ficar indisponível para buscas, enviava mensagens constantes de erro, pedindo que o usuário o fechasse.

Donos de alguns celulares que possuem as notificações de mensagens configuradas como pop-up se irritaram mais, pois os alertas ficavam abrindo na tela a todo momento.

Há suspeitas de que o problema tenha sido causado pela última atualização do aplicativo, lançada nesta semana, segundo informações do site "Android Central".

Além do app do buscador, outros aplicativos do Google apresentam falhas: Lens (de câmeras) e o Podcasts. Muitos notaram também um consumo excessivo de bateria, provavelmente causado pela execução contínua dos aplicativos, que ficavam abrindo e fechando.

Se nada aconteceu com você, tudo bem. O problema não afetou todos os celulares, apenas alguns.

Como consertar

Se você é um dos donos de smartphone que está passando por essa situação, há algumas maneiras de resolvê-la.

Nas redes sociais, a assistência técnica do Google sugeriu a algumas pessoas que elas fizessem um "soft reboot" (reinicialização) do sistema operacional para que a situação seja solucionada.

Para fazê-lo, é preciso segurar o botão de ligar do aparelho por 30 segundos. Há outros modelos em que é necessário segurá-lo junto ao botão de diminuir o volume para que o procedimento ocorra.

Apesar da indicação do Google, nem todo mundo conseguiu resolver. Vale tentar mais de uma vez se for o seu caso.

Outro caminho que alguns estão tomando é desinstalar a última atualização. Para tentar, é preciso acessar o menu de configurações do seu smartphone e buscar a opção de "desinstalar atualizações". A maneira para chegar nessa opção varia de acordo com o modelo do telefone.

Ao voltar para uma versão anterior do app, e depois atualizá-la para a versão mais recente, o defeito parece sumir.

Por conta da falha, o nome do Google foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter: