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De olho nas promoções da Amazon? Cuidado com milhares de links falsos

UOL/Estúdio Rebimboca
Imagem: UOL/Estúdio Rebimboca

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

21/06/2021 12h54Atualizada em 21/06/2021 19h11

Entre os dias 21 e 22 de junho, rola o Prime Day, evento em que a varejista Amazon oferece descontos e ofertas para assinantes do Amazon Prime, serviço de assinatura que dá direito a entregas grátis, por exemplo. De olho no aumento da procura pelas promoções, os cibercriminosos criaram uma estratégia para enganar clientes: direcionando-os para páginas falsas.

As falsificações de domínios têm como objetivo roubar dinheiro e/ou dados sensíveis dos usuários. Com esses registros semelhantes, os golpistas redirecionam os consumidores mais distraídos para sites com malware ou que incitam o fornecimento de informações pessoais.

De acordo com a Check Point Research (CPR), empresa de segurança online, 46% dos novos domínios registrados com a palavra "Amazon" detectados por ela são maliciosos: 32% dos que usam a palavra "Amazon" são suspeitos e 32% dos links que utilizam "Amazon Prime" são falsos.

No último mês, foram registrados mais de 2.303 domínios relacionados à empresa, representando um aumento de 10% em relação à edição de 2020 (com 2.137 registros).

Dependendo do golpe, os cibercriminosos, se escondendo atrás da marca Amazon, encaminham emails para os compradores do Prime Day, levando-os a clicar em algum link malicioso ou respondendo com algum dado pessoal.

Como funcionam alguns dos golpes já detectados

  • Roubo de identidade do "Atendimento ao Cliente" da Amazon

Neste caso, um email de phishing foi enviado ao comprador. Nele o cibercriminoso se passa pelo "Serviço de Atendimento ao Cliente" da Amazon e convida o destinatário a verificar a sua conta. O link, na verdade, é malicioso e tem como intuito obter informações pessoais.

Falso e-mail da Amazon pedindo para que cliente verifique conta no site; ao clicar no botão, pessoa é encaminhada para página falsa - Reprodução - Reprodução
Falso e-mail da Amazon pedindo para que cliente verifique conta no site; ao clicar no botão, pessoa é encaminhada para página falsa
Imagem: Reprodução
  • Site falso da Amazon no Japão

Um outro golpe identificado pelos pesquisadores da Check Point Research consiste em um site imitando a página oficial da Amazon no Japão. Outra forma de cibercriminosos conseguirem dados sensíveis de consumidores, além de dinheiro.

Página falsa de login da Amazon do Japão - Reprodução - Reprodução
Página falsa de login da Amazon do Japão
Imagem: Reprodução

Como não cair no golpe?

Aqui vão algumas dicas de segurança para você não cair em golpes relacionados ao Prime Day.

  • Se vir uma promoção boa, cheque diretamente no site da Amazon para ver se ela é real;
  • Preste atenção aos erros ortográficos presentes no domínio, como por exemplo, ".co" ao invés de ".com";
  • Procure pelo certificado de segurança da página. Só compre em sites que contenham um certificado de segurança SSL (indicado por um cadeado perto do endereço) ou o protocolo https (quando a página tem url com formato "https://");
  • Compartilhe apenas informações que forem extremamente necessárias. As compras online exigem o compartilhamento de alguns dados, entretanto, preste atenção ao que está sendo pedido e desconfie. Nenhum varejista de compras online precisa do seu aniversário ou número de identidade para fazer a transação;
  • Use sempre senhas fortes. Uma dica: combine pelo menos oito caracteres de letras, números e símbolos;
  • Evite usar redes públicas, ou seja, redes de Wi-Fi públicas ou que você não sabe a quem pertence. Essas redes podem não são protegidas, facilitando golpes;
  • Desconfie das boas ofertas. Se a promoção está muito boa, desconfie. Sempre leve em conta o valor do desconto, o produto em promoção e a data de lançamento. Além disso, atente-se para o tempo de desconto. Em caso de ciberataques, ele costuma ser limitado;
  • Prefira usar cartões de crédito. Os cartões de débito estão vinculados às contas bancárias, o que faz com que a probabilidade de os cibercriminosos terem acesso aos dados seja muito maior.
Além disso, a Amazon manda avisar que ela só usa canais oficiais de contato para falar com clientes, como redes sociais. E encoraja que qualquer contato com a empresa seja feito por meio da seção "Fale Conosco" no site oficial.
Em nota a Tilt, a Amazon diz ainda que "nunca solicita informações de acesso, como login e senha, a qualquer consumidor. Desenvolvemos todos os nossos sistemas e dispositivos com a privacidade do cliente em mente e investimos fortemente para garantir a segurança dos dados em todos os pontos de conexão do negócio".