Topo

Pentágono vai revelar dossiê sobre OVNIs esta semana: o que esperar?

Foto OVNIS Imagem: Departamento de Defesa dos Estados Unidos

Marcella Duarte

Colaboração para Tilt

21/06/2021 16h04Atualizada em 21/06/2021 17h05

Até o final desta semana, o governo dos Estados Unidos divulgará um dossiê sobre OVNIs (objetos voadores não identificados) que foram avistados nos últimos anos. Será a primeira vez que o Pentágono se manifestará de modo oficial e publicamente sobre o polêmico assunto. Relatórios anteriores eram confidenciais e não foram liberados ao público.

Há quem espere revelações bombásticas sobre vida alienígena, mas isso é pouco provável. A maior preocupação dos EUA deve ser com a segurança nacional. Afinal, qualquer objeto voador desconhecido é uma ameaça potencial, como espionagem ou armas de nações adversárias.

Muitas teorias da conspiração sugerem que o país está escondendo algo, incluindo contatos com seres extraterrestres. Nas últimas décadas, fenômenos aéreos inexplicáveis -- pelo menos por enquanto -- têm sido registrados em diversas partes do mundo, por civis e militares, como pilotos de aviões caça e tripulação de navios.

Alguns dos incidentes já foram esclarecidos, causados por falhas técnicas, eventos ambientais ou questões de perspectiva. Mas muitos seguem cercados de mistérios, com objetos que parecem se comportar de maneira mais avançada do que qualquer tecnologia terrestre. No ano passado, três vídeos foram confirmados pelo Departamento de Defesa dos EUA - ou seja, são imagens verídicas, o que não significa se tratarem de aliens.

Com tantos e estranhos avistamentos, os membros do Congresso passaram a pressionar por mais investigações e para que elas fossem divulgadas publicamente. "Queremos saber com o que estamos lidando", declarou o congressista Sean Patrick Maloney.

O Comitê de Inteligência do governo norte-americano tem até sexta-feira (25) para apresentar o relatório, e possivelmente desvendar alguns destes segredos.

No dossiê, estará tudo que o Pentágono sabe sobre OVNIs, e se eles constituem uma ameaça às nações e à humanidade. Mas documentos iniciais sugerem que não haverá nenhuma informação devastadora, que altere nossa compreensão a respeito do universo e da vida.

Provavelmente, não será nem confirmada alguma moderna tecnologia de guerra de outros países e nem descartada uma explicação alienígena. De fato, o tipo de vídeo registrado não parece suficiente para uma resposta definitiva. Mas o documento deve apresentar novas imagens e dados interessantes para trazer mais luz aos mistérios dos avistamentos de OVNIs.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pentágono vai revelar dossiê sobre OVNIs esta semana: o que esperar? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Astronomia