Topo

'Manicure robô' que pinta unhas em 10 minutos viraliza; assista

Máquina da Clockwork decora unhas em 10 minutos nos EUA - Reprodução/Instagram
Máquina da Clockwork decora unhas em 10 minutos nos EUA Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 10h54

Uma empresa de São Francisco (EUA) lançou recentemente uma máquina de fazer unhas, que ainda está em período de testes, mas que surge como alternativa para economizar tempo e dinheiro, segundo o site SF Gate.

O procedimento é simples, o cliente coloca as mãos dentro de uma máquina, escolhe uma cor e aguarda cerca de 10 minutos. Assim como em um salão de beleza, o cliente aguarda pacientemente até que suas unhas sejam decoradas.

Depois, borrachas prendem os dedos em uma posição fixa para registrar uma foto que identifica o comprimento das unhas e as imperfeições das cutículas - então o serviço começa. Mas, para isso, as mãos devem mexer-se o mínimo possível. Um barulho que remete a uma impressora rompe o silêncio, e a ponta de uma caneta a tinta inicia o rabisco.

O processo se repete em todas as unhas e custa US$ 8 (cerca de R$ 40), mas ainda está em fase de testes. Segundo Renuka Apte, criadora da Clockwork, "a máquina ainda está aprendendo. Quanto mais unhas ela vê, melhor ela fica". Apesar da agilidade, o esmalte não é tão duradouro e o cliente pode adicionar uma camada extra por conta própria.

Tessa McLean, editora do SF Gate, passou pela experiência da "manicure robô" e a compara a outras empresas de tecnologia que se instalaram no mercado global. "São opções que vieram para ficar, gostemos ou não. Um pouco de esmalte respingou na minha pele, a máquina ainda está aprendendo. E no quarto dia também precisei remover o esmalte completamente das unhas devido a uma falha que notei na manhã seguinte", relata.

A expectativa de Apte é que a Clockwork não substitua os cuidados de beleza para um casamento, uma formatura ou outros eventos pontuais, mas que possam auxiliar o visual de quem queira manter as unhas feitas no dia a dia ou a elegância em jantares e reuniões.

"Queremos ser o restaurante casual rápido de beleza, fácil como pedir uma xícara de café", diz a empresária.