Topo

App Cabify encerra de vez operação no mercado brasileiro

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

De Tilt, em São Paulo

14/06/2021 14h29

O aplicativo Cabify encerrou oficialmente nesta segunda-feira (14) suas atividades em território brasileiro. O anúncio de que o fim estava próximo foi feito em abril por meio de um comunicado nas redes sociais da empresa. Por aqui, a empresa de origem espanhola concorria com Uber e 99 no ramo de corridas com motoristas particulares. Como justificativa à época, a companhia citou que não conseguiu ser rentável no país nos últimos meses.

Fundada em 2011 na Espanha, a empresa está presente em mais de 85 cidades em nove países —os outros oito além do Brasil são Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai — e atuava aqui desde maio de 2016. Segundo um comunicado enviado a Tilt em abril, a Cabify diz que a decisão foi por motivos econômicos.

Fontes da empresa explicam que a Cabify tem um forte compromisso com a busca de rentabilidade e que, como resultado de um constante processo de análise neste mercado, tomou a decisão de encerrar o serviço a partir de 14 de junho
Comunicado da Cabify

Além disso, diz que foi impactada pela queda de público durante a pandemia. "A empresa de mobilidade ressalta que o mercado brasileiro ainda é muito afetado pela grave situação sanitária do país e pela crise sócio-econômica local causada pela covid. Este contexto dificulta a criação de valor e tem levado a empresa a parar sua operação no Brasil."

A situação brasileira contrastaria com o que está ocorrendo nos demais países onde a companhia atua. "Todas as cidades da América Latina e da Espanha onde Cabify está presente mostram bons índices de recuperação em comparação com o nível de atividade anterior à pandemia e, em média, a demanda global de viagens da Cabify se recuperou em 75% até o final de 2020. Além disso, em alguns mercados, 100% da demanda foi reativada durante os primeiros meses de 2021."

A Cabify também diz que já informou os motoristas, passageiros e empresas que usam o app sobre a decisão de sair do Brasil.

"Depois de tantos anos nos movendo, no próximo dia 14 de junho deixaremos de operar no Brasil. Obrigado por tudo, e mesmo que não os levamos mais de Cabify, os levaremos para sempre no coração. Nos vemos nos países onde ainda operamos o serviço", diz a postagem da empresa no Twitter. A empresa também enviou comunicado por email aos passageiros.

O perfil do Cabify Brasil no Twitter (@cabifybrasil), que informou em abril sobre a proximidade do fim do serviço, já está desativado.

No Brasil, o grupo atuava com dois serviços principais, conforme explicou o executivo-chefe Pedro Meduna, em entrevista ao UOL Líderes: a Cabify, que é um serviço de transporte com motoristas particulares, e a Easy Taxi, com taxistas. A empresa afirma ter mais de 33 milhões de usuários no mundo todo, mais de 400 mil motoristas e 65 mil empresas como clientes corporativos.