Topo

Robô da Nasa inicia viagem em busca de sinais de vida em Marte

Perseverance completou 100 dias em Marte no início de junho - Nasa/JPL-Caltech
Perseverance completou 100 dias em Marte no início de junho Imagem: Nasa/JPL-Caltech

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/06/2021 11h21

Após completar 100 dias do pouso em Marte, o rover Perseverance da Nasa iniciou sua primeira missão em busca de sinais de vida no planeta vizinho.

Desde o envio do robô ao planeta vermelho em 18 de fevereiro desse ano, apenas fotos da superfície com o helicóptero Ingenuity haviam sido registradas.

Segundo um comunicado emitido pela Nasa, o Perseverance deve explorar a cratera de Jezero e cobrir uma área de 1,5 milhas quadradas da superfície de Marte nos próximos meses.

"Estamos colocando a fase de comissionamento do rover, bem como o local de pouso em nosso espelho retrovisor e pegando a estrada", informou Jennifer Trosper, gerente do projeto Perseverance do Laboratório de Propulsão a Jato da agência espacial.

"É deste local que as primeiras amostras de outro planeta serão coletadas para retornar à Terra em uma missão futura", acrescenta. O robô deve ajudar a Nasa a compreender a geologia da cratera e explorar a região em busca possíveis sinais de vida microscópica antiga.

"Esta área estava sob pelo menos 100 metros de água, 3,8 bilhões de anos atrás. Ainda não sabemos quais histórias as rochas e afloramentos em camadas nos contarão, mas estamos ansiosos para começar", disse o astróbiologo e co-líder da missão, Kevin Hand.

A equipe também quer evitar "obstruções em potencial" na viagem do Perseverance, como dunas de areia, rochas em camadas e cumes. "Temos nossa rota planejada, completa com desvios opcionais e áreas rotuladas de interesse e possíveis obstruções em nosso caminho", registra Hand.