Topo

Nasa divulga fotos do eclipse solar "anel de fogo"; veja

Do Tilt, em São Paulo

11/06/2021 10h28

A Nasa compartilhou imagens registradas do eclipse parcial do sol que aconteceu ontem, no hemisfério norte, em uma faixa de aproximadamente 500 km do Canadá à Sibéria, passando pela Europa.

No pico desse chamado eclipse anular, a Lua lentamente deslizou à frente do Sol, deixando um fino anel luminoso atrás de seu disco preto, chamado de "anel de fogo".

Este espetáculo foi reservado aos poucos habitantes das latitudes mais altas, no noroeste do Canadá, extremo norte da Rússia, noroeste da Groenlândia.

Acima de Qaanaq na Groenlândia, a cidade mais ao norte do planeta, a ocultação do disco atingiu cerca de 90%. O fenômeno também foi visível, embora apenas parcialmente, na América do Norte, partes da Europa e norte da Ásia.

Os curiosos tiveram que proteger os olhos com óculos especiais ou observar o evento por projeção, pois olhar diretamente para o Sol pode causar queimaduras irreversíveis na retina.

É o primeiro eclipse solar do ano 2021 e o décimo sexto do século 21. Este fenômeno astronômico ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados.

Se o eclipse ocorre quando a Lua está no ponto mais distante em seu caminho ao redor da Terra, seu diâmetro aparente é menor e o eclipse é anular, deixando um anel luminoso visível.

Um eclipse total, que mergulha brevemente parte do planeta na escuridão, ocorre quando a Lua está mais próxima e seu diâmetro aparente é igual ou maior que o do Sol visto da Terra. O próximo eclipse total ocorrerá em 4 de dezembro, mas só será visível da Antártica.