Topo

Caiu? WhatsApp, Facebook e Instagram sofrem instabilidade nesta quarta

Ilustração fria Tilt: WhatsApp, Facebook, Instagram, apps - Arte UOL
Ilustração fria Tilt: WhatsApp, Facebook, Instagram, apps Imagem: Arte UOL

Lucas Carvalho

De Tilt, em São Paulo

09/06/2021 19h44Atualizada em 11/06/2021 08h15

Não foi só com você. Os aplicativos do Facebook, Instagram e WhatsApp sofreram instabilidade na noite desta quarta-feira (9). Houve relatos de usuários que não conseguiam enviar mensagens, atualizar o feed e de lentidão nos apps.

No site DownDetector, que registra reclamações de usuários sobre instabilidade em sites e aplicativos, houve um pico de mais de 5.000 queixas sobre os três serviços por volta das 19h30 (horário de Brasília). Cerca de 30 minutos depois, o volume de reclamações começou a diminuir conforme as plataformas voltavam ao normal gradativamente.

Downdetector whatsapp facebook instagram 9 de junho 2021 - Reprodução - Reprodução
Pico de reclamações no site DownDetector sobre instabilidade no Facebook, Instagram e WhatsApp
Imagem: Reprodução

No Twitter, pessoas do mundo inteiro relataram instabilidade ou queda nos apps. Houve quem continuasse enviando e recebendo mensagens no WhatsApp, mas com atraso. No Facebook e no Instagram, as queixas foram de que os posts demoravam a carregar ou que o feed não atualizava.

Os problemas foram sentidos tanto nos aplicativos das redes sociais para celular quanto em suas versões de PC, acessíveis pelo navegador.

O Facebook, dono dos três aplicativos, informou por meio de nota que "um ajuste de configuração de rede fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acesso". "Resolvemos a questão rapidamente e pedimos desculpas pelo inconveniente."