Topo

iOS 15: iPhone terá chamadas com áudio espacial e vai ler textos das fotos

Guilherme Tagiaroli*

De Tilt, em São Paulo

07/06/2021 14h35Atualizada em 01/07/2021 14h48

A Apple anunciou nesta segunda-feira (7), durante a conferência anual para desenvolvedores WWDC, como será a nova versão do iOS 15, sistema operacional do iPhone. O visual não muda tanto, mas há vários recursos inteligentes, como a melhoria de chamadas de FaceTime, que passa a se aproximar de concorrentes como Zoom e Google Meets.

Além disso, o iOS 15 vai ter funcionalidades que lembram bastante o Google Lens, ao permitir copiar trechos de texto de fotos.

O sistema deve chegar para o público em geral junto com o lançamento do iPhone 13 (nome ainda não confirmado). Ele estará disponível para iPhones a partir do 6S até o iPhone 12 Pro Max, incluindo o iPhone SE (de 1ª geração) e o iPod Touch de 7ª geração.

Para os desenvolvedores, o sistema será liberado hoje. Para quem gosta de ter acesso adiantado, a versão beta (de testes) será disponibilizada em julho.

Resumo das principais novidades do iOS 15:

  • Facetime: áudio mais imersivo; opção de compartilhar convites para a videochamada por meio de links; possibilidade de borrar o fundo da tela; bloqueio de som ambiente.
  • Notificações: sistema vai priorizar apps mais importantes na hora de distribuir os alertas com base no uso mais frequente dos programas; será possível receber notificações apenas de colegas de trabalho ou de familiares, por exemplo.
  • Câmera do iPhone: conseguirá detectar textos em uma foto em diferentes idiomas. Português é um deles.
  • Busca inteligente: a busca interna do iOS conseguirá ser usada a partir de conteúdos detectados dentro de fotografias, além de contar com cards informativos de atores e atrizes, por exemplo.
  • App Saúde: ajudará a monitorar equilíbrio das pessoas e permitirá compartilhamento de informações de saúde com parentes e cuidadores.
  • Privacidade: app Mail terá tecnologia que impede que terceiros saibam se você leu e-mails; novo App Privacy Report mostra como apps usam dados das pessoas.

Videochamada com "áudio espacial"

Para quem gosta de (ou precisa) fazer chamadas de vídeo, o Facetime da Apple ganhou mais funções que fazem o serviço ficar mais parecido com o Zoom.

Uma das novidades é o Facetime Links, que permite que uma pessoa comece uma videochamada na plataforma da Apple e compartilhe o link do convite com outras pessoas. Até quem tem Android poderá participar.

Convites para videochamadas via Facetime poderão ser compartilhados - Reprodução - Reprodução
Convites para videochamadas via Facetime poderão ser compartilhados
Imagem: Reprodução

Durante a apresentação, a Apple destacou também que as chamadas terão "áudio espacial", um recurso que faz o som parecer que vem de várias direções diferentes, tornando tudo mais imersivo.

FaceTime terá recurso que faz o som parecer que vem de várias direções diferentes - Reprodução - Reprodução
FaceTime terá recurso que faz o som parecer que vem de várias direções diferentes
Imagem: Reprodução

Outra novidade é a possibilidade de borrar o fundo de uma videochamada (chamado de Portrait Mode - modo retrato) e de bloquear barulhos do ambiente, por meio do recurso Voice Isolation, que promete isolar a sua voz e silenciar o som de fora.

Uma nova funcionalidade chamada SharePlay permitirá compartilhar músicas durante uma chamada do Facetime, ver programas de streaming junto com amigos ou simplesmente compartilhar sua tela com outra pessoa.

Novidades para as notificações

Resumo de notificações no IOS 15 - Reprodução - Reprodução
Resumo de notificações no IOS 15
Imagem: Reprodução

Chamado Notification Summary (algo como resumo de notificações), o recurso, basicamente, irá priorizará apps mais importante e criar uma espécie de card com as informações em destaque. A ideia é fazer com que as pessoas não se percam tanto com um monte de alertas.

Para reduzir as distrações, será possível, por exemplo, receber notificações apenas colegas de trabalho durante seu tempo de serviço. O sistema dará sugestões constantes sobre aplicações que mais enviam notificações, e o usuário poderá ir ajustando conforme sua realidade.

Modo Foco auxiliará a filtrar notificações de apps no iOS 15 - Divulgação - Divulgação
Modo Foco auxiliará a filtrar notificações de apps no iOS 15
Imagem: Divulgação

Câmera do iPhone no estilo Google Lens

A novidade é a função Live Text, que vai permitir você tirar fotos de um quadro, por exemplo, e usar a captura para copiar o conteúdo em texto — algo parecido como o que o Google Lens faz ao ler textos em imagens. O recurso vai entender português, inglês, espanhol, alemão, italiano, entre outras línguas.

O Spotlight, a ferramenta de busca interna do iOS, agora trabalha com uma busca de conteúdos dentro de imagens. Além disso, essa busca mostrará informações sobre atores e locais famosos.

Novo visual e recursos na galeria de fotos - Reprodução - Reprodução
Novo visual e recursos na galeria de fotos
Imagem: Reprodução

Galeria de fotos renovada

O aplicativo Galeria de fotos vai mostrar imagens antigas da sua galeria com trilha sonora do Apple Music. É o que a Apple chama de "Lembranças". É uma forma interessante de tentar destacar arquivos que as pessoas vão acumulando e acabam se esquecendo que estão por lá.

AirPods com áudio aprimorado

O sistema dos AirPods ficará mais esperto. Com ajuda de inteligência artificial, os fones vão entender quando alguém está falando com você e reduzir o áudio que está tocando (algo que já acontece com os Galaxy Buds Pro da Samsung).

Para quem se preocupa em perder o acessório, agora eles podem ser encontrados com o app "Buscar". Caso você deixe um local e os AirPods estejam pareados com seu telefone, o sistema avisará que a pessoa está deixando os fones para trás.

AirPods terão áudios melhorados - Reprodução - Reprodução
AirPods terão áudios melhorados
Imagem: Reprodução

Privacidade: tchau e-mails chatos e navegação protegida

O Mail, o app de e-mails da Apple, contará com o que eles chamam de Mail Privacy Protection. Ele esconde o endereço IP e sua localização — dificultando que terceiros saibam quando você leu a mensagem e monitorem por onde você navegou na web.

O App Privacy Report é um novo sistema de privacidade, que permite saber quando empresa utilizam, por exemplo, a localização da pessoa. A ideia da Apple parece ser dar uma ideia para os usuários da quantidade de informações obtidas por alguns aplicativos.

A companhia contará ainda com um novo plano de assinatura chamado iCloud+. Além de armazenamento em nuvem, ele contará com uma VPN móvel, o que tornará todo o tráfego da pessoa criptografado. O sistema ainda terá um recurso para escondeu seu e-mail criando endereços aleatórios. A ideia é evitar que terceiros obtenham seu e-mail e você receba toneladas de spam. Quanto a preço, a Apple diz que eles serão os mesmos dos atuais planos do iCloud.

App Saúde monitorará equilíbrio das pessoas

O app de Saúde ganhará uma série de novidades. O Trends mostrará tendências de bem-estar. Então, se a pessoa começa a caminhar mais, ela receberá uma notificação parabenizando pelo feito. O mesmo recurso funcionará com equipamentos que medem glicose e estão pareados com o telefone.

No iOS 15, app Saúde ajudará a medir equilíbrio e passadas das pessoas - Reprodução - Reprodução
No iOS 15, app Saúde ajudará a medir equilíbrio e passadas das pessoas
Imagem: Reprodução

Será possível ter em um local informações de bem-estar de pessoas próximas a você com o recurso Health Sharing. Se houver alguma mudança grande de batimento cardíaco de um parente usando o Apple Watch, o usuário cadastrado receberá uma notificação para checar se está tudo bem.

*Colaboraram Lucas Carvalho e Bruna Souza Cruz