Topo

iPhone 13: O sonho de uma bateria que dura mais pode estar próximo

Arte criada a partir de rumores sobre o iPhone 13 - EverythingApplePro
Arte criada a partir de rumores sobre o iPhone 13 Imagem: EverythingApplePro

Marcella Duarte

Colaboração de Tilt, em São Paulo

05/06/2021 04h00

O iPhone 13 só deve ser lançado entre setembro e outubro deste ano, mas os rumores de como ele será não param de sair. Um dos mais recentes indica algo que os donos de celulares da marca sonham há muito tempo: baterias melhores.

Há anos, uma das maiores reclamações dos fãs dos smartphones da Apple é a baixa capacidade de carga. A versão iPhone 13 Pro Max pode receber a maior mudança em relação à bateria.

De acordo com o rumor, o modelo será equipado com uma bateria de 4.352 mAh (a atual do iPhone 12 Pro Max tem 3.687 mAh), em um considerável upgrade de 665 mAh (18%).

Já o iPhone 13 e o iPhone 13 Pro podem contar com 3.095 mAh (cerca de 10% mais que os 2.815 mAh da atual linha); e o pequeno iPhone 13 mini deve receber 2.406 mAh (8%; a versão 12 mini atual trabalha com 2.227 mAh).

O rumor foi divulgado pelo reconhecido "vazador" chinês Digital chat station, no Weibo — uma das principais redes sociais da China. As informações também foram compartilhadas por outro famoso "leaker", o l0vetodream, no Twitter.

Para levar mais eficiência energética aos iPhones 13, além do aumento do tamanho das baterias, é esperado o novo processador Apple A15 Bionic, um moderno chip que promete melhor desempenho e economia de energia.

Inclusive, também de acordo com vazamentos de supostos croquis, os smartphones que a Apple lançará em 2021 devem ser um pouco mais largos, para acomodar os componentes.

O aumento da bateria, entre outros fatores, parece ter sido motivado pela nova tela com tecnologia LTPO e ProMotion — que já estaria sendo produzida pela Samsung —, com taxa atualização de 120 Hz, que exige bem mais energia (em comparação com os atuais 60 Hz), e faria a bateria drenar mais rapidamente.

Basicamente, quanto maior essa taxa de atualização, mais fluída é a transição de imagens na tela do celular.

Será que, finalmente, os usuários de iPhone poderão sair de casa sem ter de levar um carregador? Daqui uns meses saberemos a resposta.

A bateria é apenas uma das apostas para o novo iPhone 13. Confira abaixo mudanças importantes que podem surgir por aí com base em rumores recentes:

Entalhe menor

O design dos aparelhos será familiar, com os mesmos tamanhos e estilo da linha 12. A carcaça deve seguir a mudança que aconteceu em 2020 — com o retorno às laterais retas, resgatadas do iPhone 5.

Mas ainda não será a despedida do tão polêmico entalhe (recorte preto, no topo da tela, que abriga câmera, fone e sensores), introduzido em 2017 com o iPhone X. Pelo menos, ele deverá ser reduzido. Lembrando que as tecnologias por trás da tela, que não exigem entalhe, já são usadas pelos concorrentes.

Retorno do Touch ID

O querido Touch ID, para desbloqueio por impressão digital, pode retornar. Desta vez, não deve ser um botão, mas sim um sensor sob a tela.

O Apple iPad Air já voltou a usar a tecnologia, com um botão lateral — resolvendo o problema de que o desbloqueio facial não é eficiente em um mundo onde estamos quase sempre de máscara.

Adeus, porta Lightning

Está cada vez mais claro que a Apple deve aposentar a conexão Lightning em seus próximos lançamentos. Um registro de patente nos Estados Unidos sugere um novo iPhone com porta de alimentação magnética MagSafe, com plugue de três pinos, parecido com o dos antigos MacBooks.

Sem nenhum buraco, os aparelhos ganham mais resistência contra água, poeira, desgaste do conector e outros defeitos relacionados. A novidade já poderia ser utilizada na linha 13. Mas, segundo os boatos, isso só deve acontecer nos top de linha Pro/Pro Max.

Tela always-on

Assim como no Apple Watch e em diversos celulares Android, o novo iPhone deve incluir uma versão de tecnologia de display always-on (sempre ligado). De acordo com os rumores, a tela sempre mostraria a porcentagem de bateria e o horário, além de notificações selecionadas, sem que seja preciso desbloqueá-la ou "acordar" o celular.

iPhone também usa rosa

Como todos os anos, a exemplo do hypado iPhone 12 roxo, a linha 13 deve trazer uma cor especial. A aposta para 2021 é o "rose pink", parecido com a cor dos novos iMacs.

Upgrade nas câmeras

Um dos pontos fracos nas câmeras traseiras da família 12 é a capacidade de zoom (até 2,5x óptico). Os novos iPhones poderão ter lente periscópica e até um modo para astrofotografia, para imagens com detalhes da Lua, por exemplo (imagem que concorrentes já conseguem fazer muito bem).

O modo noturno, para situações de pouca luz, também deve ser melhorado, com uma lente de abertura maior. Já o modo retrato, que desfoca o fundo, poderá ser expandido para vídeos. Além disso, a linha 13 poderá ser equipada com duas câmeras frontais.

Mais armazenamento

A linha iPhone 13 também pode incluir capacidade de armazenamento de 1 TB. A máxima atualmente é de 512 GB.

LiDAR para todos

A tecnologia LiDAR, que usa um sensor de profundidade 3D para medir distâncias e desfocar cenas (é a bolinha preta junto com as câmeras do iPhone 12 Pro/Pro Max), pode ser expandida para todos os quatro modelos da linha 13. Ela permite fotos de aparência profissional e também usos interessantes de realidade aumentada.