Topo

Eclipse solar 'anel de fogo' acontecerá nesta quinta; veja como acompanhar

A Lua se move em frente ao Sol em um raro eclipse solar de "anel de fogo", visto da ilha de Balut, província de Saraggani, nas Filipinas em 2019 - FERDINANDH CABRERA/AFP
A Lua se move em frente ao Sol em um raro eclipse solar de "anel de fogo", visto da ilha de Balut, província de Saraggani, nas Filipinas em 2019 Imagem: FERDINANDH CABRERA/AFP

Letícia Naísa

De Tilt, em São Paulo

05/06/2021 15h10

Um evento raro acontecerá na próxima quinta-feira (10): um eclipse anular, um tipo de eclipse solar que forma um "anel de fogo" no céu.

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra. No caso deste eclipse, a Lua está um pouco mais distante da órbita do planeta, portanto, não cobre o Sol completamente, deixando alguns raios escaparem pelas bordas e formarem o "anel de fogo".

O último "anel de fogo" aconteceu em 2019 e pôde ser observado da Ásia.

O eclipse da próxima quinta-feira tem início previsto para as 5h12 (horário de Brasília) e durará cerca de 3 minutos e 51 segundos. Infelizmente, não poderá ser visto do território brasileiro, só poderá ser visto totalmente do norte do Canadá, Rússia e Groelândia. Partes dos Estados Unidos, Europa e Ásia terão vista parcial do eclipse solar.

Para quem estiver em um destes locais e quiser observar o eclipse, é importante usar óculos especiais para evitar danos oculares.

Os apaixonados pelo fenômeno, no entanto, poderão acompanhar pelo YouTube, alguns canais farão transmissão ao vivo do evento.

Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano. O próximo eclipse solar total acontecerá em 4 de dezembro deste ano, e o próximo eclipse anular que poderá ser visto do Brasil, somente em 2023.