Topo

iOS 15 e novidades de saúde mental: o que esperar do evento da Apple

WWDC 2021, conferência para desenvolvedores Apple, ocorre entre os dias 7 e 11 de junho - Divulgação
WWDC 2021, conferência para desenvolvedores Apple, ocorre entre os dias 7 e 11 de junho Imagem: Divulgação

Nicole D'Almeida

Colaboração para Tilt

04/06/2021 04h00Atualizada em 07/06/2021 12h00

A edição da WWDC 2021, conferência anual de desenvolvedores da Apple, vai começar oficialmente nesta segunda-feira (7). No evento, realizado diretamente do Apple Park, em Cupertino (EUA), a empresa deve apresentar as novidades que chegarão aos sistemas operacionais dos iPhone, iPad, Apple Watch e Macs.

Na WWDC do ano passado, a Apple anunciou mudanças como aplicativos mais organizados no iPhone, monitoramento do sono no Apple Watch e desbloqueio de carro usando o celular da marca. Para este ano, algumas apostas são:

  • Mais recursos de acessibilidade nos diferentes sistemas operacionais;
  • iOS 15: novo menu no iPhone que mostra os apps que coletam dados de forma silenciosa;
  • Recursos com foco em saúde mental;
  • Novos MacBooks Pro? Talvez.

O evento, tradicionalmente realizado de modo presencial, segue para o seu segundo ano consecutivo de forma online por causa da pandemia de covid-19.

Como acompanhar o evento da Apple

A conferência será transmitida pela internet a partir das 14h (horário de Brasília): no site da Apple, no perfil da empresa no YouTube, aplicativo Apple Developer ou por meio do serviço de streaming Apple TV.

Pensando nos mais ansiosos de plantão, Tilt montou uma lista com novidades que podem surgir ao longo do evento.

Recursos de acessibilidade

Para comemorar a Dia de Conscientização sobre Acessibilidade Global, a Apple já revelou alguns recursos dentro do segmento que estarão presentes no iOS 15, iPadOS 15 e watchOS 8. São eles:

Sons de fundo

Projetado para minimizar distrações e ajudar os usuários a manter o foco, a calma ou o descanso. Sons de ruído balanceados, claros ou escuros estão disponíveis, bem como sons do oceano, da chuva ou de riachos. Todos os sons podem ser configurados para tocar em segundo plano para mascarar ruídos externos ou ambientais indesejados.

Novos Memoji

Memojis para representar os usuários com tubos de oxigênio, implantes cocleares e um capacete macio deve chegar na nova atualização do sistema operacional.

Audiogramas para acomodações com fone de ouvido

As acomodações com fone de ouvido ganharão suporte para audiogramas, para que os usuários possam personalizar seu áudio importando os resultados dos testes auditivos mais recentes.

Ações de som para controle de interruptor

Substitui botões físicos e interruptores por sons de boca - como um clique, pop ou som de "ee" — para usuários que não falam e têm mobilidade limitada.

Configurações de exibição e tamanho do texto

Serão personalizáveis para pessoas com daltonismo ou outros desafios de visão para tornar a tela mais fácil de ver.

iOS 15

De acordo com Mark Gurman, da "Bloomberg", o iOS 15 deve ganhar uma tela de bloqueio atualizada, além de novos recursos de privacidade e notificação.

Em relação as notificações, os usuários poderão definir diferentes preferências com base no status atual. Por exemplo, se você estiver acordado, pode receber notificações com som. Caso esteja dormindo, o som pode ser desativado.

Será possível escolher entre diversas categorias além de personalizar as suas próprias. As opções de menu para definir um modo estarão disponíveis na tela de bloqueio e na Central de Controle.

Além disso, a Apple pretende adicionar novas opções para definir respostas automáticas para mensagens recebidas com base nesses status. Atualmente, só há uma opção para quando está dirigindo.

Para privacidade, a gigante de Cupertino deve adicionar um menu no qual mostra os apps que estão coletando dados do usuário de forma silenciosa.

iPadOS 15

Para o iPad, a Apple pode apresentar uma nova tela inicial para o aparelho. Os usuários poderão colocar widgets em qualquer lugar da tela inicial, e uma grade inteira de aplicativos poderá ser substituída por widgets.

O novo iPadOS oferecerá suporte a dispositivos de rastreamento ocular de terceiros para permitir que as pessoas controlem o iPad com os olhos.

Além disso, os recursos do iOS 15 também devem aparecer na nova atualização do iPadOS.

watchOS 8

Como quase não houve vazamento de detalhes sobre o WatchOS 8, vários rumores se baseiam nos dos últimos que ainda não foram realizados.

Como é o caso da inclusão de recursos de saúde mental visto que o Apple Watch 6 tem um oxímetro de pulso que pode ser usado junto com as leituras da frequência cardíaca para detectar altos níveis de estresse e até ataques de pânico.

A Apple deve adicionar novos esportes à lista de atividades físicas, além de outras sessões de treinamentos existentes terem seus próprios algoritmos ao invés de irem para "Outros".

O AssistiveTouch é um recurso que permitirá o Apple Watch ser usado sem a necessidade de tocar na tela ou nos controles. Sensores de movimento integrados, o sensor óptico de frequência cardíaca e o aprendizado de máquina no dispositivo permitirão que o relógio detecte diferenças sutis no movimento muscular e na atividade do tendão que controlará um cursor na tela por meio de gestos manuais, como um aperto ou aperto de mão.

tvOS 15

Uma atualização esperada desde o ano passado e que pode ser anunciado é a atualização do layout do tvOS, afinal, o visual atual não facilita na descoberta de novos apps.

A empresa deve lançar também um novo modo infantil no qual permitirá que todo conteúdo promovido no app da Apple TV seja direcionado apenas para crianças, bloqueando qualquer programa que não seja adequado para um público mais jovem.

Além disso, espera-se que a companhia também adicione o "Tempo de tela" para a Apple TV.

macOS 12

A Apple começou a nomear as atualizações do macOS com base em locais na Califórnia em 2013 e, até agora, tivemos Mavericks, Yosemite, El Capitan, Sierra, High Sierra, Mojave, Catalina e Big Sur.

Provavelmente, a Apple continuará com a tradição de nomear as novas versões do macOS com o nome de marcos da Califórnia. Porém, ainda não se sabe qual será o da vez.

Não há muitos rumores e informações sobre o novo macOS, mas acredita-se que deve ser uma versão de manutenção. Segundo uma reportagem da "Bloomberg", Mark Gurman escreveu que "a Apple também está planejando uma atualização menor para o macOS após sua reformulação no ano passado".

Novos MacBooks

Alguns analistas do setor acreditam que o lançamento de novos MacBooks Pro de 14 e 16 polegadas com o processador desenvolvido pela própria Apple acontecerá durante a WWDC deste ano.

Entre as mudanças esperadas estão: carregamento por MagSafe (tecnologia de indução magnética), remoção da Touch Bar e volta da porta HDMI e mais entrada para cartões SD.